Embasa orienta população sobre uso correto da rede de esgoto em Luís Eduardo Magalhães


A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade de Luís Eduardo Magalhães, realizou, na última segunda-feira (9), uma mobilização para sensibilizar a população sobre o uso correto da rede coletora de esgoto. A ação ocorreu no semáforo entre as ruas José Cardoso de Lima e Paraíba, na região central, onde as equipes empunhavam uma faixa e distribuíram panfletos educativos e lixocar como brinde. A mobilização visou conscientizar a população sobre os transtornos causados pelo escoamento indevido da água de chuva drenada pelos telhados e áreas externas dos imóveis na rede pública de esgoto.

“Ao longo deste período, nos meses de novembro e dezembro, existe um aumento da sobrecarga da chuva no sistema de esgoto que danifica a tubulação e as bombas das estações elevatórias. Com essa ação, queremos alertar a população para os danos causados a todo o sistema com o escoamento da água de chuva na tubulação de esgoto”, explica o responsável da Embasa pela ação, Adilton Silva. No período chuvoso, entre novembro e março, estima-se um aumento de 40% nos serviços de desobstrução de rede, em comparação com os meses de estiagem.

A mobilização deverá ser retomada na próxima segunda-feira (16) na avenida JK, também na região central de Luís Eduardo. Para evitar transtornos como extravasamentos, o responsável pelo imóvel deve direcionar a água de chuva dos telhados e das áreas externas para a rede pública de drenagem ou o ambiente externo ao imóvel (se não houver rede pública de drenagem) e direcionar a água utilizada em casa para a rede pública coletora de esgoto. Os serviços de desobstrução da rede de esgoto e da caixa de inspeção localizada no passeio/calçada do imóvel podem ser acionados pelo Whatsapp (71) 997170999; Agência Virtual (agenciavirtual.embasa.ba.gov.br) ou pelo 0800 0555 195.