Barreiras: Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito oferece capacitação para monitores da Zona Azul


Os 30 monitores que atuam no controle das áreas destinadas ao estacionamento rotativo em Barreiras, a Zona Azul, implantada no final de 2022, na cidade, passaram por uma capacitação oferecida pela equipe da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito. No encontro, realizado na quarta-feira (18), foram sanadas dúvidas e oferecidas orientações sobre questões relacionadas ao trânsito.

“Tanto a empresa responsável pela administração da Zona Azul quanto a população nos apresentaram questionamentos que os usuários das áreas de estacionamento têm feito aos monitores. A partir daí, chegamos à conclusão que seria importante uma capacitação para que estes monitores levem a informação correta ao público, trata-se de uma forma encontrada para garantir a melhoria na qualidade do atendimento”, destaca o secretário de Segurança Cidadã, Júnior Sampaio.

No conteúdo oferecido aos participantes pela equipe da Coordenação Municipal de Trânsito (Cootrans), foram repassadas informações sobre a identificação do veículo pela placa; os veículos utilizados para prestação de serviços públicos; para prioridades, entre outros. O objetivo foi garantir aos monitores encarregados de controlar o acesso de veículos nos estacionamentos, orientações que possam ser repassadas com mais clareza aos usuários da Zona Azul.

Em dezembro passado, quando o estacionamento rotativo passou a vigorar em Barreiras, agentes da autoridade de trânsito e guardas civis municipais também passaram por um treinamento com a equipe da empresa M2R, responsável pela administração da Zona Azul. Na oportunidade foi apresentada a interface do Aplicativo Zona Azul Digital (ZAD Barreiras), bem como, reforçadas as atribuições dos agentes no processo de fiscalização e autuação.

Zona Azul - Em Barreiras o estacionamento rotativo oferece aproximadamente duas mil vagas para automóveis e cerca de 1.800 para motos, com destinação de 5% das vagas para idosos e 2% para cadeirantes e autistas. O valor da taxa para utilização da Zona Azul é de R$2,00 a hora, com um tempo máximo de estacionamento de duas horas, na mesma vaga. Os usuários contam com o aplicativo ZAD Barreiras para fazer as recargas que garantem o tempo de uso das vagas.