Aposentados e pensionistas do estado são convocados para prova de vida no mês de janeiro; saiba como fazer


Pelo menos 11.360 aposentados e pensionistas foram convocados pela Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) para realizarem a prova de vida ao longo do mês de janeiro de 2023. Esse número também inclui servidores inativos do Ministério Público e do Tribunal de Justiça da Bahia.

Todos os convocados deste mês terão até o dia 31 para fazer a prova de vida. Quem não fizer, corre o risco de ter benefícios bloqueados.

Em 2023, o sistema apresenta uma novidade no cronograma de convocação. Os pensionistas estaduais devem realizar o procedimento no mês do aniversário do beneficiário, assim como os aposentados.

Modalidades

Para garantir mais comodidade e segurança aos beneficiários, em 2022 a Suprev oferece três modalidades de realização da prova de vida. Confira:

Videoatendimento e presencial: estes serviços estão disponíveis para todos os convocados, incluindo retardatários. Em ambos os casos, os beneficiários fazem o agendamento prévio por meio do SAC Digital ou no call center da Suprev/SAC pelos telefones 0800 071 5353 (para ligações gratuitas por celular ou fixo, de qualquer lugar do Brasil) e (071) 4020-5353 (só para Salvador e Região Metropolitana, de telefone fixo ou celular). Mais informações podem ser obtidas no Portal do Servidor.

Prova de vida digital (aplicativo): disponível apenas para os beneficiários que estão dentro do prazo, ela pode ser feita de qualquer celular com acesso à internet por meio do aplicativo GOV.BR. Para tanto, é preciso baixar o aplicativo e abrir uma conta no site GOV.BR. No canal da Saeb os usuários encontram um vídeo com o passo a passo completo para o procedimento.

G1 Bahia