Secretaria de Saúde de São Desidério realiza encontro com grupo antitabagismo


Com o objetivo de confraternizar as ações de enfrentamento ao tabagismo realizadas no município de São Desidério e traçar metas para 2023, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesasd) por meio da Atenção Básica, reuniu os participantes do grupo terapêutico antitabagismo. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (21), na Unidade Saúde da Família Otacílio Jesuíno de Oliveira, na sede.

A ação faz parte do Programa Nacional de Controle ao Tabagismo e tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

A ação também foi iniciada em outras unidades de saúde do município. O grupo se reúne uma vez por mês e além de atendimento multidisciplinar com nutricionista, psicóloga, clínico geral, dentista, enfermeira e outros profissionais da saúde, os participantes contam com tratamento medicamentoso como comprimidos e adesivos.

“São realizadas ações educativas, de comunicação e atenção à saúde, além de atendimentos individuais para instituir o tratamento em casos que necessitam de acompanhamento da equipe de saúde, quando necessário, aos participantes desse grupo e a pacientes de áreas descobertas”, explica a enfermeira Elaine Feitosa, que ainda acrescenta. “Se essa iniciativa conseguir fazer com que ao menos um participante pare de fumar, já será muito bom”, completa.

Durante o encontro, alguns participantes puderam partilhar depoimentos emocionantes, a exemplo de José Miranda (66). Ele fuma desde os 12 anos e já conseguiu obter avanços. “Quando soube desse grupo vim participar desde o primeiro encontro. Há 54 anos que fumo e consumia mais de 10 cigarros por dia. Depois que comecei a frequentar esses encontros, consegui reduzir o vício pela metade e estou otimista que vou parar de fumar com a ajuda de Deus e desses profissionais”, declarou.

O momento de bate-papo e de orientações também contou com a participação do médico clínico geral Diego, da psicóloga Vandreia Mendes e de agentes comunitários de saúde. Ao final, foi servido um café da manhã e ofertados testes rápidos para hepatites B e C, sífilis e HIV.




Ascom - Prefeitura de São Desidério