Previdência estadual muda regra de convocação dos pensionistas da BA; confira medida que vale a partir de janeiro de 2023


A Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) anunciou nesta terça-feira (13), uma mudança na regra de convocação de pensionistas para a prova de vida.

A partir de janeiro de 2023, os pensionistas deverão realizar a prova de vida no mês do próprio aniversário e não mais no mês de nascimento do ex-servidor falecido que gerou a pensão. No caso dos aposentados o cronograma seguirá o mesmo, sem alterações.

A Suprev oferece três modalidades de realização da prova de vida: por aplicativo, por vídeoatendimento ou presencialmente nos postos da Rede SAC.

Nas modalidades de vídeoatendimento e presencial, os beneficiários devem fazer o agendamento prévio por meio do SAC Digital ou no call center da Suprev/SAC pelos telefones 0800 071 5353 e (71) 4020-5353 (somente para Salvador e Região Metropolitana). Mais informações podem ser obtidas no RH Bahia.

Já a prova realizada por aplicativo, só pode ser acessada pelos beneficiários que estão dentro do prazo. Para isso, é precisa instalar o aplicativo GOV.BR e criar uma conta.

Desde janeiro deste ano, a Previdência da Bahia já realizou mais de 121 mil provas de vida. Só em dezembro, 3,6 mil pessoas fizeram o procedimento, de um total de 10.770.

Os aposentados e pensionistas que não realizarem a prova de vida dentro do cronograma previsto, correm o risco de ter os seus benefícios suspensos até regularizarem a situação.

G1 Bahia