Prefeitura de Barreiras investe em novos equipamentos para Unidades de Saúde Especializadas


Primando pelos objetivos inseridos dentro do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde, tem investido no cuidado com as pessoas, especialmente na melhoria do atendimento ao público, principalmente nas diversas unidades de saúde, com aquisições de equipamentos modernos que proporcionam qualidade nos serviços ofertados aos usuários do SUS na Capital do Oeste.

Este ano, o Centro de Atendimento à Mulher recebeu um aparelho de ultrassom requisitado com recursos próprios do município. O equipamento, de fácil locomoção, cria imagens de estruturas internas do corpo humano usando ondas sonoras. A Secretaria de Saúde de Barreiras também comprou dois colposcópios de estrutura robusta, construída em aço com tratamento antiferrugem para a realização da colposcopia, exame capaz de analisar os tecidos do colo do útero, vulva e diagnosticar lesões benignas, pré-malignas que antecedem o câncer e lesões malignas.

Já o Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, foi contemplado com um aparelho de ultrassom doppler colorido de alta resolução para aplicações em radiologia geral, vascular, obstetrícia e cardiologia (adulta, pediátrica, neonatal e transesofágica), além de imagens abdominais, ginecológicas, mamárias, pequenas partes, dentre outras funções, adquirido também com recursos próprios.

Neste mês, o Hospital Municipal Eurico Dutra recebeu através do Fundo Municipal de Saúde de Barreiras, vários novos equipamentos permanentes, como manta térmica elétrica, 05 aspiradores, 01 transluminador, 01 balança eletrônica e antropométrica, 02 carros de emergência do tipo unidade móvel cardiorrespiratória, 03 negatoscópios, 01 cardioversor/desfibrilador/eletrocardiograma, 01 monitor multiparamétrico de cabeceira, além de instrumentais cirúrgicos e móveis hospitalares.

Conforme o secretário Melchisedec Neves, a gestão municipal tem investido em equipamentos modernos e necessários para o atendimento ao público tanto de Barreiras, como de outros municípios do Oeste que são pactuados, a exemplo da aquisição junto ao Ministério da Saúde no valor de R$ 58.090,00, de um equipamento portátil e automático chamado de Emissões Otoacústicas Triagem e do equipamento Bera Triagem, que realiza testes ABR automatizado e possui sistema passa/folha, que estão alocados no Hospital da Mulher.

“Somente em equipamentos novos e modernos, o município já investiu mais de R$400 mil reais, com recursos próprios, para as Unidades de Saúde Especializadas que disponibilizam atendimentos diários e em regime de plantão. Essa contrapartida do Ministério da Saúde, soma positivamente no atendimento ao público e, diariamente, na realização de cirurgias na rede hospitalar. Além disso, faremos em breve a aquisição de dois bisturis elétricos de alta frequência, que são os mais modernos e eficientes para o tratamento de lesões do colo do útero. Com o auxílio tecnológico fica mais fácil controlar os sinais vitais, avaliação de uma ultrassonografia e acompanhar com mais qualidade e segurança a evolução de cada paciente”, pontuou o secretário municipal de saúde.