Prefeitura de Barreiras e Coren/BA realizam Capacitação e Treinamento sobre Avaliação Pediátrica


Todos os dias, centenas de crianças são levadas às Unidades Hospitalares por diversas situações, o que é necessário, por parte do profissional da saúde, estar preparado e atento ao se deparar com uma criança que precisa de atendimento médico, bem como, ficar alerto aos sinais que esse paciente pediátrico apresenta durante o atendimento.

E para capacitar e treinar esses profissionais, a Prefeitura de Barreiras e o Coren/BA, através da Secretaria de Saúde, realizaram na tarde desta quinta-feira (8), no auditório Dr. Aroldo Cavalcante de Andrade, na Câmara de Vereadores, uma capacitação e treinamento para profissionais de enfermagem, que atuam desde a Atenção Primária até a urgência e emergência de uma Unidade Hospitalar. O encontro foi acompanhado pela subsecretária e conselheira do Coren/BA Jamile Rodrigues, pela vereadora Tetéia Chaves, demais profissionais da saúde e estudantes de enfermagem.

Dinâmico e didático em sua apresentação, o enfermeiro Jefferson Alves conduziu a atividade que teve como tema central “Avaliação Pediátrica”. Na abordagem ele trouxe teorias com ferramentas, a exemplo do Triângulo de Avaliação Pediátrica (TAP), que possibilita um diagnóstico, ou seja, uma impressão geral da criança estabelecendo a gravidade da apresentação e a categoria da fisiopatologia, que determinam o tipo e urgência da intervenção, bem como uma parte prática, demonstrando como os profissionais devem agir em situações específicas.

“É extremamente importante trazer essa temática para a pauta dos profissionais, é chegado o momento dos profissionais irem além, oferecendo melhores condições de atendimento e uma avaliação pediátrica mais minuciosa, temos sim, ferramentas que possibilitam esse diagnóstico. Barreiras é uma cidade que tem uma saúde pública com equipes preparadas, e que fazem atendimentos humanizados, cuidando dessas crianças de acordo com os objetivos funcionais de cada paciente. Então, essa capacitação veio para contribuir com o fortalecimento de um atendimento integrado e inovador”, ressaltou Jefferson Alves.

A subsecretária e conselheira do Coren/BA destacou a parceria da Prefeitura e o Coren. “Essa parceria com o Coren, tem sido muito importante para os profissionais de saúde da rede municipal, particular e estudantes de enfermagem. A educação continuada e permanente em saúde tem sido considerada uma ferramenta de aperfeiçoamento para o atendimento das pessoas que o fazem, vem relacionando os treinamentos, atualizações e reciclagens dos conhecimentos, envolvendo metodologia, técnicas e vivenciando o dia a dia do profissional nas instituições de saúde. Hoje discutimos sobre a avaliação pediátrica, abordando os cuidados de enfermagem no atendimento às crianças desde a atenção primária à saúde e atenção hospitalar. Momento de aprendizado e de valorização dessa categoria tão importante na área de saúde”, finalizou Jamile Rodrigues. Ao final da capacitação, os participantes receberam um certificado de participação.

Sobre Jefferson Alves

Graduado em Enfermagem pela Unime/Kroton, mestrando do @ppgenfuesc, especialista em enfermagem dermatológica, sócio da Empresa Four Care, Laserterapeuta e Ozonioterapeuta, MBA em Gestão e Consultoria, consultor em amamentação, conselheiro do Coren/BA, integrante da Comissão de Empreendedorismo do Coren/BA. Influencer digital e enfermeiro do Pronto Socorro Pediátrico HMN.