Exame de Lula na garganta se mostrou dentro da normalidade, diz boletim médico


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma laringoscopia previamente agendada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na manhã deste domingo (4).

Segundo boletim médico divulgado pelo hospital no início da tarde, o "exame se mostrou dentro da normalidade."

Lula fez o exame e retornou para sua casa, na Zona Oeste da capital.

Em coletiva na sexta (2), antes de deixar Brasília, Lula disse a jornalistas que nos próximos dias faria uma "revisão na garganta para ver como é que está".

No final de novembro, o presidente eleito passou um dia internado no Hospital Sírio-Libanês para retirar uma leucoplasia – espécie de lesão branca – da laringe.

A lesão, localizada na prega vocal esquerda, foi diagnosticada no check-up realizado antes da viagem de Lula para o Egito.

Durante a coletiva, Lula disse ainda que tem feito testes e, segundo a fonoaudióloga que o acompanha, está melhorando.

"(...) Mas acho que tá boa a garganta. Eu tenho feito teste. Hoje mesmo eu falei pelo zoom com minha fonoaudióloga e ela diz que a garganta tá melhorando. Tem pessoas que fizeram a mesma cirurgia e ficaram um mês sem falar. Eu não fiquei um dia sem falar. Eu acho que tenho ajuda divina de estar me curando. Eu estou comendo de tudo. Não tem problema. Eu me engasguei menos do que habitualmente as pessoas se engasgam, sobretudo, com água. É interessante como a gente se engasga com água. E eu aprendi a tomar água diferente, tomar água devagar, mas eu vou ficar bem. Eu preciso da minha voz para governar esse país".

G1