Embasa promove mobilização de reforço dos canais de atendimento remoto no Oeste da Bahia


A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu na última quarta-feira (21) uma mobilização nas ruas de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, para reforçar os canais de atendimento remoto junto à população. Próximo à praça principal da cidade, as equipes distribuíram panfletos com as informações sobre a Agência Virtual da Embasa, que pode ser acessada diretamente no site (https://agenciavirtual.embasa.ba.gov.br/) ou pelo aplicativo de celular (Android e IOS). Esta ação de divulgação também foi realizada no final de novembro em Muquém do São Francisco, cidade também atendida pela Embasa no oeste baiano.

A atividade contou com a ação dos mobilizadores que orientaram os moradores a gravar o contato do WhatsApp corporativo da Embasa (71) 97170999, canal de fácil acessibilidade, onde os usuários podem gerar serviços emergenciais, como comunicação de vazamentos e extravasamento de esgoto, informar falta de água, consultar os débitos e ter acesso à segunda via da conta, entre outros. Para quem acessa a Agência Virtual, os usuários têm à sua disposição serviços como solicitação de nova ligação de água/esgoto, negociação de débitos e a alteração de titularidade de conta, dentre outros.

O gerente da Embasa em Formosa do Rio Preto, Rafael Barbosa, explica que a ação de divulgação é fundamental para aproximar os usuários dos serviços prestados pela empresa. Ainda existe, segundo ele, certo desconhecimento e receio da população em utilizar os canais remotos. “Depois do período de isolamento social forçado pela pandemia da Covid, e à medida que avançamos na divulgação destes canais, com ações de mobilização como estas, mais pessoas passarão a aderir os canais de atendimento remoto”, reforça.

Durante a mobilização, que contou com a participação de representantes das áreas comercial e social da Embasa, muitos usuários acessaram a Agência Virtual e o Whatsapp, e puderam conferir as opções de serviços disponíveis e a boa navegabilidade. “Qualquer pessoa com um smartphone pode ter acesso aos serviços da Embasa, e acompanhar as demandas já solicitadas, a qualquer momento, sem precisar sair de casa”, reforça a assistente social da Embasa, Claudirene Vieira, que integrou a ação.

Outros canais – Além da Agência Virtual, no site ou aplicativo, e do atendimento automatizado pelo Whatsapp, os usuários da Embasa também têm acesso ao tradicional teleatendimento pelo 0800 0555 195 (ligação gratuita) com possibilidade de falar com os atendentes. A Embasa também inovou com o vídeo-atendimento. Nesta modalidade, o cliente deve acessar o SAC Digital pelo aplicativo de celular ou no endereço www.sacdigital.ba.gov.br; localizar o serviço desejado, que deve ser na versão “videochamada”; agendar data e horário de preferência; guardar o e-mail de confirmação e, na data e hora marcadas, acessar o link de atendimento por vídeo.