Barreiras é apontada como a 7ª melhor cidade do Brasil para fazer negócios no setor da indústria


O barreirense tem motivos de sobra para encerrar 2023 com orgulho de viver na Capital do Oeste. Mais uma vez Barreiras aparece no Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios em 2022, um estudo elaborado pela Urban Systems, com exclusividade para a Revista Exame. Além de ocupar 53ª posição como cidade potencial para o fechamento de negócios no mercado imobiliário, aparece em 7º lugar para consolidação de negócios no setor da indústria. A pesquisa considera os 100 melhores municípios para cada segmento avaliado.

A análise avaliou municípios com mais de 100 mil habitantes, e em seis eixos econômicos: comércio, serviço, indústria, mercado imobiliário, educação e agropecuária. Para definição das melhores cidades para investir no setor industrial foram considerados indicadores relativos à evolução do setor (oferta), a dinâmica de empregos, bem como indicadores referentes à demanda (pessoas e renda), além de infraestrutura e logística.

“Confirmar Barreiras como a sétima melhor cidade do Brasil para investir no segmento da indústria é um marco para nossa administração, considerando que esta foi a primeira vez que nossa cidade aparece na pesquisa neste seguimento. Uma conquista e um orgulho para todos nós que continuamos a impulsionar o desenvolvimento da Capital do Oeste, com investimentos em setores como o da infraestrutura, por exemplo, que foi um dos considerados na pesquisa”, destacou o prefeito Zito Barbosa.

Para o secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Barreiras, Roberto Carvalho, a notícia chegou justificando a crescente demanda, por parte de novos investidores surgida no município. “Recebemos investidores de várias partes do Brasil e também de outros países interessados em fixar seus negócios aqui. Garantimos todo o suporte para que isso ocorra e já é recorrente a abertura de novas empresas e indústrias em nossa cidade, o que reforça nosso compromisso em garantir apoio necessário aos interessados e aos que aqui já mantêm seus investimentos”, disse.

Índices – Barreiras concentra um PIB superior a R$ 5 bilhões, além dos mais de 150 mil habitantes residentes no município (IBGE/2021), é o principal centro urbano, de comércio, saúde e educação da região, atendendo a mais de 600 mil pessoas. Possui um aeroporto regional e em breve, um terminal intermodal de cargas (porto seco) da Ferrovia da Integração (Fiol), para escoamento da produção de grãos e pluma. Estes foram alguns dos dados considerados no estudo da Urban Systems.


Dircom - Prefeitura de Barreiras