Agricultores do Cinturão Verde e Rio Branco participam de encontro técnico sobre a cultura do milho


Com o objetivo de capacitar 15 agricultores da região do Cinturão Verde e do Rio Branco, em Barreiras, a Secretaria de Agricultura e Tecnologia, em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Sebrae, JCO Sementes e Corteva/Pioneer Sementes, realizou, na quarta-feira (7), um encontro técnico sobre a cultura do milho. Os produtores que passaram pelo treinamento vão receber sementes de milho híbrido para cultivar em suas propriedades.

“O evento integra o ciclo de ações que visam a transferência de tecnologia para agricultura em pequena escala. O objetivo foi levar informações necessárias sobre o manejo da cultura do milho, fisiologia da cultura e a melhoria nas atividades de condução da lavoura nos diversos estádios vegetativos e reprodutivos”, explica o engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Inácio Macedo, que representou a pasta na companhia da diretora de Agricultura, Ingrid Karen.

Dividido em dois turnos, pela manhã para os agricultores do Cinturão Verde e à tarde, para os do Rio Branco, o encontro contou com a presença ainda dos representantes da Aiba, Aloísio Junior, Glaucia Araújo, Alessia Oliveira, Gildeon Araújo, além Frederico Machado, representando a empresa Corteva/Pioneer. Dentre os conteúdos repassados, destaque para o manejo e fisiologia da cultura do milho, a melhoria das atividades e a garantia de qualidade da produção.

O evento contempla o Projeto Vale Produtivo da Prefeitura de Barreiras que garante aos agricultores de regiões produtoras, assistência técnica, horas máquina e calcário, para correção do solo, tudo sob a coordenação da Secretaria de Agricultura. Além disso, as parcerias apoiam com o fornecimento de sementes de alta tecnologia e capacitações sobre os cuidados para o correto cultivo.