Simulador da Abapa foi sucesso no e-Agro, em Salvador


Pilotar uma pá carregadeira num canteiro de obras ou na fazenda é uma tarefa que exige muita perícia e capacitação especial. Mas, na última semana, entre os dias 03 e 05 de novembro, o público de Salvador pôde experimentar a sensação de comandar uma dessas máquinas, na segurança e no conforto de um simulador. A tecnologia foi levada pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), e chamou a atenção de quem passou pelo Centro de Convenções de Salvador, durante a quarta edição da e-Agro, feira de inovação, tecnologia agropecuária e geração de negócios que reuniu cerca de 100 empresas expositoras e milhares de visitantes. O e-Agro é promovido pelo Sistema Faeb/Senar/ Sindicatos, junto com o Sebrae.

De acordo com o instrutor técnico do Centro de Treinamento – Parceiros da Tecnologia, da Abapa, Renan Alves Buriti, o simulador foi um dos mais concorridos da mostra. “O público interagiu com a tecnologia e conheceu a funcionalidade do equipamento. Eles puderam executar vários tipos de tarefas, num canteiro de obras virtual, como carregar e descarregar um caminhão, com comandos idênticos e a sensibilidade de uma máquina de verdade”, explicou Renan, que participou do evento com o também instrutor Edinei Batista.

Em dias normais, este simulador é uma importante ferramenta de capacitação profissional do Centro de Treinamento da Abapa. O CT está localizado no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, e, desde que foi inaugurado, em 2010, já qualificou mais de mais 70 mil pessoas, em diversas vertentes do trabalho no universo do agro, como mecanização, aviação agrícola, contábil, jurídica, transporte rodoviário, dentre outros campos. Faeb, Senar, SESI, Senai, Senat e os demais braços do “Sistema S” são parceiros da Abapa em seu CT.

“O e-Agro é uma iniciativa importantíssima, que, nesta edição, mobilizou pessoas da capital baiana para conhecer as muitas potencialidades do nosso estado, além das tecnologias e inovações que fazem com que o Brasil se destaque mundialmente pela produção sustentável de alimentos e algodão. A mostra desperta a curiosidade e abre muitos horizontes profissionais entre os visitantes. A Faeb, o Senar e o Sebrae são grandes parceiros da Abapa na qualificação profissional do setor, no Oeste da Bahia, e o fruto dessa parceria é o desenvolvimento regional, que vai muito além das fazendas”, afirma o vice-presidente da Abapa, Paulo Schmidt.


Imprensa Abapa