Sebrae Bahia elege presidente do Conselho e Diretoria Executiva


Em eleição realizada durante reunião do Conselho, na sede do Sebrae, em Salvador, Humberto Miranda, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), foi eleito, na manhã desta segunda-feira (21), para a presidência do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Bahia. 

Na ocasião foram reeleitos o superintendente, Jorge Khoury, e o diretor técnico, Franklin Santos. O economista Vitor Lopes é o novo diretor de Administração e Finanças. A nova diretoria será empossada em janeiro de 2023 para um mandato de quatro anos. Também foram eleitos, durante a reunião os membros do Conselho Fiscal da organização, que terão o mandato iniciado em março de 2023.

O presidente da Faeb, Humberto Miranda, ocupava o cargo de vice-presidente do CDE do Sebrae Bahia desde 2019. Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (1988), Miranda também é produtor rural, seguindo os passos do pai. Atuou como extensionista na Empresa de Planejamento e Assistência Técnica e já assumiu a função de coordenador regional da Agência de Defesa da Agropecuária da Bahia (Adab). Foi também coordenador municipal do Projeto Aprisco do Sebrae. Miranda foi prefeito e vice-prefeito de Miguel Calmon.

Natural de Juazeiro (Bahia), Jorge Khoury está na superintendência do Sebrae desde 2017 e tem extenso currículo com atuação em diversas instituições estaduais e municipais no estado, além de trabalhar como consultor em sustentabilidade. Engenheiro Civil, Khoury foi prefeito de Juazeiro, presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e deputado federal por cinco mandatos consecutivos. No Governo do Estado da Bahia, ele foi secretário da Indústria Comércio e Mineração (SICM), quando atuou como membro do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia, e secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH. Foi também Secretário Municipal de Educação e de Trabalho, Esporte e Lazer (SEMTEL) de Salvador.

Franklin Santos é administrador de empresas com especialização em Gestão de Projetos (FGV/EAESP). O atual diretor Técnico é funcionário de carreira do Sebrae desde 1998, tendo começado suas atividades na Unidade Regional de Santo Antônio de Jesus, como estagiário, em 1995.

Vitor Lopes, que assume a diretoria de Administração e Finanças, foi gerente das unidades de Projetos Especiais, Mercados e Internacionalização e de Captação de Recursos Financeiros do Sebrae Bahia. O executivo é professor da Uneb e foi diretor presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). Vitor é mestre em economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).