Casos de Covid podem subir no Brasil nas próximas semanas


Especialistas alertam que a nova onda de Covid-19 que avança na Ásia, na Europa e nos Estados Unidos pode chegar ao Brasil. A retirada das medidas contra o coronavírus, como o uso de máscaras, e a maior interação e alto fluxo das pessoas, principalmente durante o período eleitoral, estão entre principais motivos para o aumento de casos, que pode levar a um crescimento do número de hospitalizações e morte.

No Brasil, a média móvel de mortes é de 70 por dia, alta de 37,25% na comparação com o dado de duas semanas atrás. Já a média móvel de casos está em 5.083 por dia, um crescimento de 12,75% no mesmo período.

"Nós infectologistas já notamos, nas últimas duas semanas, crescimento de atendimentos de Covid, e isso já se reflete na maior procura nos prontos-socorros, que são nosso termômetro. Nas próximas duas semanas acredito que já vamos detectar um aumento expressivo nos novos casos", explicou Rosana Richtmann, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, à Folha de S. Paulo.

Apesar dos riscos de uma nova onda, especialistas consideram que seus impactos devem ser menores em relação aos anos anteriores de pandemia.

Fonte - Metro 1