Atenção Primária à Saúde de Barreiras realiza mobilização e conscientização contra o Câncer de Próstata


Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, através da Atenção Básica, vem realizando nas Unidades Básicas de Saúde, ações de conscientização que fortalecem o objetivo da campanha Novembro Azul, mês mundial de Prevenção do combate ao câncer de próstata, de alertar a todos homens, principalmente na faixa etária de 40 anos acima, sobre a importância de conhecer essa doença e a realização de um diagnóstico precoce.

Nas UBS, acontecem durante todo este mês o “Atenção Primária à Saúde em Ação", onde as equipes das unidades realizam atendimento médico, prioritário para o público masculino, com solicitação de PSA, avaliação odontológica, realização de testes rápidos, rodas de conversas e palestras, e que contam com o apoio de toda a rede de APS, das universidades como a Ufob e a Unifasb.

Dentro dessas ações, acontece neste sábado (26) o Dia D de Combate e Prevenção ao Câncer de Próstata. “Neste dia contamos com três médicos especialistas em urologia, durante toda a manhã, bem como, a realização de cirurgias de vasectomias no Centro Cirúrgico do Centro Especializado de Atendimento ao Homem”, pontuou o coordenador do CEAH, José Itamar.

“O Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens, e por conta desses dados que são demonstrados todos os anos, a Secretaria de Saúde de Saúde, em parceria com APS reforça a importância dos homens de 40 anos acima, que busquem uma unidade de saúde para participar desse momento importante de autocuidado, prevenção e de muita informação”, disse coordenador da Atenção Básica, Ari Donizeti.