Prefeitura de São Desidério realizou última consulta pública dos Planos Municipais de Educação Ambiental e de Turismo


A Prefeitura de São Desidério por meio das Secretarias de Educação (SEDUC) e de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) através da Cooperação Técnica firmada com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), realizou na manhã desta sexta-feira, 05, no plenário da câmara de vereadores a última consulta pública do Plano Municipal de Educação Ambiental (PMEA) e do Plano Municipal de Turismo (PMT). “Agradecemos as equipes pelo empenho na realização das consultas que ajudarão na construção do documento que será transformado em Lei”, disse a secretária da SEDUC, Iléia Almeida.

Para o secretário da SEMATUR, Joabe Pereira, as parcerias são fundamentais em todo o processo de elaboração dos planos. “Realizamos oito consultas públicas em comunidades estratégicas com o objetivo de que o Plano atenda às demandas de cada região ajudando a definir o processo de desenvolvimento do turismo no município”, confirma Joabe.

As equipes de trabalho agora irão finalizar o diagnóstico que apresentará o cenário atual da educação ambiental e do turismo no município. “Não basta ter os atrativos é preciso ter planejamento e gestão, daí a importância dos Planos bem elaborados, a partir de agora daremos início ao trabalho de construção dos cenários, programas e ações que norteiam os Planos”, reforça o Professor da UFOB, Paulo Baqueiro.

Já foram realizadas oito consultas públicas e duas audiências públicas. “Este trabalho de campo trouxe bons resultados, daí a importância de despertar a sociedade que pense seu papel de forma consciente e participativa, além de envolver a universidade nesse trabalho”, disse o professor da UFOB, Valney Dias.