Brigada de São Desidério e Corpo de Bombeiros combatem grande incêndio florestal em Área de Proteção Ambiental


O trabalho, neste mês de agosto, foi intenso para os brigadistas da Brigada Municipal de Combate e Prevenção aos Incêndios Florestais de São Desidério, ligada à Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR). Um incêndio florestal de grande proporção atingiu uma Área de Proteção Ambiental (APA), unidade de conservação estadual, na última semana, e o Corpo de Bombeiros de Barreiras precisou ser acionado para ajudar no trabalho de contenção ao fogo. Além dos brigadistas, 22 bombeiros participaram da operação que contou também com aeronaves devido à área de difícil acesso aos focos do incêndio.

O período seco e o vento contribuem para o avanço das chamas, qualquer foco de incêndio pode se espalhar rapidamente e se tornar um desastre ambiental incontrolável é o que explica o secretário da SEMATUR, Joabe Almeida.

“Os incêndios florestais contribuem para o aquecimento global, além de causar perdas irreversíveis para o nosso cerrado e veredas, podem causar até extinção de animais, então pedimos a colaboração da população para não causar queimadas e denunciar essa prática criminosa”, orienta Joabe.