Macaco é resgatado em povoado no oeste da Bahia e surpreende policiais pela calma


Um macaco foi resgatado, na tarde deste sábado (09), por policiais militares no povoado do Javi, em Muquém do São Francisco, na região oeste da Bahia. O animal parece ser da espécie bugio e surpreendeu por ser extremamente calmo: "Ele chegou, comeu e ficou tranquilo no quartel", comentou o tenente Virgílio Oliveira, da 28ª Companhia Independente de Polícia Militar (28ª CIPM).

O trabalho de resgate teve início quando moradores do povoado, que fica às margens da BR-240, acionaram a polícia. Ao chegar no local, encontraram o animal caminhando pela área urbana. Os policiais se aproximaram e, sem nenhum sinal de agressividade, o macaco entrou na caixa para ser transportado.

"É uma espécie agressiva e que ataca pessoas, mas esse parece um animal domesticado que fugiu."

Depois da captura, os militares avaliaram o animal e o encaminharam até a sede da 28ª CIPM, no município de Ibotirama, cidade também no oeste da Bahia. Ele recebeu alimentos e ficou sob os cuidados dos policiais de plantão, sem sinais de ferimentos.

Uma guarnição da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental de Lençóis (Cippa-Lençóis) foi acionada e levará o macaco até uma unidade do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em Seabra, na região da Chapada Diamantina.

Fonte: G1 BAHIA