Prefeitura de Barreiras garante apoio aos Arraiás das Juninas


Junho chegou e com ele, a época do forró, comidas típicas e dos tradicionais concursos de quadrilhas. Após dois anos de pandemia, a movimentação, por parte dos organizadores destas agremiações é grande para levantar recursos e assim, garantir uma participação diferenciada durante os festejos do São João. Este ano, uma novidade foi pensada como forma de buscar o apoio na reestruturação das juninas, com arraiás prévios, realizados em diferentes bairros de Barreiras.

“Foi uma forma que encontramos de incentivar a manutenção dessa cultura popular”, explica a diretora de Cultura de Barreiras, Emília Moreno. “O objetivo principal é a manutenção e preservação das quadrilhas que após dois anos sem nossa festa precisam de um fôlego a mais para geração de renda e assim, garantir a compra de tecidos e adereços para confecção de roupas e cenários e, representarem Barreiras por esse Nordeste afora nos concursos”, explica a diretora.

A programação dos arraiás será dividida em três datas, com início na quarta-feira (15) no bairro São Pedro, sob a responsabilidade da Sapecou Queimou. No sábado (18), a quadrilha Encanto do Oeste vai fazer o arraiá no bairro Santa Luzia e, finalizando, no dia 02 de julho a Remelexo Cearense se encarrega dos festejos na Vila dos Funcionários. A proposta seria quatro arraiás, mas, a Luar do Nordeste vai representar Barreiras no concurso estadual em Salvador, e contará com o apoio da Prefeitura para esta participação.

Já para os três arraiás, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Diretoria de Cultura, oferecerá apoio na estrutura e bandas. A decoração dos espaços e exploração comercial ficarão para as juninas. “Nosso Concurso Municipal está confirmado para o dia 24, quando todas as quatro estarão se apresentando, entendemos as dificuldades que elas estão passando após um período sem eventos presenciais, e a gestão municipal manifesta todo o seu respeito, com o apoio que estas agremiações merecem”, finaliza Emília Moreno.