Brincadeiras juninas, desfile da rainha do milho e apresentação de sanfoneiros marcam abertura do São João na Praça de São Desidério


A Praça Abelardo Alencar ficou lotada na primeira noite do projeto cultural São João na Praça. Famílias, crianças, idosos e jovens compareceram e prestigiaram as brincadeiras, concurso para escolha da rainha do milho, apresentação de sanfoneiros e show musical de artistas da terra.

Retomar à antiga tradição de realizar os festejos juninos em praça pública e envolver a comunidade nesta manifestação cultural é a marca do projeto São João na Praça organizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT).

O projeto teve início em 2017 e foi interrompido por dois anos devido a pandemia da Covid-19. “É muito bom ver essa festa de volta, precisamos desses momentos de valorização das nossas tradições, está muito bem organizado e bonito o espaço”, analisa a participante Poliane Amélia de Jesus.

Jéssica Lima foi eleita a rainha do milho 2022 e também fez questão de deixar um recadinho. “Todas ficamos muito animadas, é importante participar para que nossa geração dê continuidade às tradições da cidade”, disse.

A estrutura montada para a festa conta também com espaço adequado para receber o maior Concurso Regional de Quadrilhas Juninas do Interior da Bahia que tem início hoje, dia 24, a partir das 19h e é realizado em parceria com a União das Quadrilhas Juninas do Oeste da Bahia (UNIQJOB).

“Retomar nossa cultura e incentivar as novas gerações é a meta do nosso trabalho, é muito bonito ver o envolvimento dos jovens nesta proposta”, comemora o secretário da SECULT, Florentino Souza.