Abapa, Agrosul Máquinas, John Deere e Sistema S firmam renovação de parceria para a formação profissional, durante a Bahia Farm Show 2022


Desde que foi fundado, em 2010, o Centro de Treinamento (CT) da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) - Parceiros da Tecnologia já possibilitou o acesso à capacitação profissional a mais de 52 mil trabalhadores de agro, que operam nos diversos tipos de funções, nas cadeias produtivas do Oeste da Bahia. Na última quinta-feira (2), a parceria que vem permitindo o incremento da qualidade da mão-de-obra regional foi renovada, com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, firmado entre a Abapa, a Agrosul Máquinas, a John Deere do Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/BA), e os Sindicatos dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e de Luís Eduardo Magalhães (PRLEM).

O compromisso foi formalizado durante a Bahia Farm Show 2022, no evento da Agrosul, concessionária de máquinas e equipamentos agrícolas, representante da marca John Deere no Oeste da Bahia e estado do Piauí. Representaram os parceiros no ato, o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, o empresário Olmiro Flores, da Agrosul, o gerente de Gestão do Conhecimento Região 3, da John Deere, Cláudio Trevisan, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia e do Senar/BA, Humberto Miranda de Oliveira, o presidente do SPRB, David Schmidt, e a presidente do SPRLEM, Greice Klein.

Idealizado inicialmente com foco nas áreas de mecanização agrícola, para suprir a carência de profissionais capacitados para operar e dar manutenção a máquinas e equipamentos de alta tecnologia, o CT foi expandindo sua atuação ao longo dos anos para outras vertentes, como a de veículos rodoviários, terraplenagem, pivôs agrícolas e, mais recentemente, de aviação agrícola. Outras empresas também aderiram ao projeto, possibilitando a expansão do leque de treinamentos, que contabiliza, desde a inauguração até hoje, mais de 2,2 mil cursos em, aproximadamente, 15 áreas de competência.

“Com o investimento maciço em pesquisa científica e tecnologia, o Brasil desenvolveu um modelo de agricultura tropical sem precedentes no mundo, que evolui em ritmo vertiginoso, junto com as inovações tecnológicas. E se um terço dos empregos do país estão direta ou indiretamente ligados ao campo, as pessoas que ocupam estes postos também precisam acompanhar a evolução. Por isso, o Centro de Treinamento Parceiros da Tecnologia é hoje uma das prioridades da Abapa. Esse investimento em formação profissional se traduz em desenvolvimento regional, melhorando os nossos índices econômicos, sociais e ambientais”, afirma o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi. Ele lembra que, embora a prioridade de atendimento seja aos profissionais das fazendas, muitos cursos são abertos ou voltados às pessoas da comunidade, facilitando o acesso da população à Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social, com o respaldo de qualidade do Sistema S, neste caso específico, SPRB e SPRLEM.

Durante o evento, Olmiro Flores, da Agrosul Máquinas, lembrou do início da parceria e a sintonia entre os parceiros para fazer o CT crescer e alcançar os seus objetivos. “Nunca poupamos esforços. Se precisássemos construir mais uma sala, ou comprar materiais e equipamentos, fazíamos. O CT é um caso de sucesso e exemplo para o Brasil, da ação proativa da iniciativa privada, fazendo sempre mais para a região. É importante frisar o impacto social do CT na qualificação e incremento da empregabilidade das pessoas. Isso é bom para todo mundo”, concluiu o empresário.



Imprensa Abapa