Abapa abre inscrições para a Corrida do Algodão 2022


Já estão abertas as inscrições para a prova de corrida mais charmosa do Oeste da Bahia, a Corrida do Algodão, que entra, este ano, na quarta edição, após ser suspensa, em 2020 e 2021, por causa da pandemia da Covid-19. 

O evento é realizado pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), e tem como objetivo estimular o esporte e a qualidade de vida na região, que responde pelo segundo lugar na produção da fibra no Brasil. 

Profissionais, amadores e pessoas com necessidades especiais podem competir juntos, nas provas de 5km e 10km, e as crianças, de três a 13 anos, têm uma prova especial, na qual podem correr sozinhas ou com acompanhante. 

O regulamento e o formulário para inscrições estão disponíveis nos sites www.corridadoalgodao.com.br e www.abapa.com.br. A Corrida do Algodão tem apoio do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro), do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA) e da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães.

“A Corrida do Algodão, além de ser um evento que mobiliza toda a região, é uma oportunidade para fazer as pessoas pensarem: mas afinal, o que eu tenho a ver com esse negócio de algodão? A Bahia é o segundo maior produtor nacional desta fibra e tem produtividades ranqueadas entre as mais altas do mundo todo. Com a corrida, encurtamos as distâncias entre produtores e comunidade, porque todos fazemos parte da sociedade, e queremos celebrar a possibilidade de estarmos novamente juntos e com saúde, após tempos tão difíceis”, argumenta a vice-presidente da Abapa, Alessandra Zanotto. O presidente da entidade, Luiz Carlos Bergamaschi, ressalta que ir além do algodão é a base da filosofia da Abapa.

“Entendemos a nossa associação e os cotonicultores que ela representa como parte indissociável da história, da cultura e da economia da região. E o fomento aos esportes está alinhado a este modo de pensar e estar inserido no mundo”, afirma Bergamaschi.

Mais endorfina e menos sofá

Voltar ao calendário de provas, depois de dois anos em que o evento foi suspenso, aumentou a expectativa da organização e do público para a Corrida do Algodão 2022. Antes mesmo da divulgação da abertura das inscrições, dezenas de pessoas já haviam visitado o site e garantido seu lugar na prova, segundo afirma o diretor técnico do evento e educador físico, Sérgio Henrique Louzada. “O público adora a Corrida do Algodão, pela magnitude do evento, a programação musical e o fato de que ela movimenta uma multidão durante um dia inteiro”, diz.

Seja para quem continuou treinando, mesmo na pandemia, ou para quem vai ingressar agora no esporte, a Corrida do Algodão tem alguns diferenciais que estimulam a participação dos corredores. “Pela própria topografia da cidade de Luís Eduardo Magalhães, os trajetos são muito planos. Na altimetria, a diferença máxima entre a maior e a menor elevação é apenas de 16 metros. Isso facilita muito a execução”, diz o educador. Nesta edição, a corrida ocorrerá na praça Dirceu Montani Filho, situada no bairro Jardim Paraíso, em LEM.

Aos que querem começar a treinar para performar bonito no evento, Sérgio Louzada recomenda moderação e persistência. “Começar por uma caminhada de 30 minutos diários. Após alguns dias, intervalar 20 minutos de caminhada com 10 minutos de corrida e ir aumentando pouco a pouco o desafio. Até o dia da prova, os iniciantes vão conseguir completar o circuito de 5km inteiro, correndo”, garante.




Imprensa - Abapa