Feirinha do Zé Buriti e Feirarte promovem diversão e cultura na Praça São João Batista


Em comemoração aos 131 anos da Capital do Oeste, a Prefeitura de Barreiras reuniu nesta quinta e sexta-feira (27 e 28), cultura, produtos orgânicos, arte e o melhor da gastronomia na Praça São João Batista. A ação integra os Projetos Feirinha Itinerante do Zé Buriti, da Secretaria de Agricultura e Tecnologia, e o Projeto Feirarte, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, cuja proposta foi levar durante esses dois dias aos moradores do Centro Histórico e demais bairros da cidade, opções de produtos do Vale Produtivo, bem como as artes dos artesãos de Barreiras.

Artesanato para cama, mesa e banho, alimentos, flores naturais, artificiais, bem como quadros decorativos, temperos, hortifrúti e outros diversos produtos, fizeram parte do entretenimento inserido dentro da proposta de incentivar o empreendedorismo, fomentando a economia local. Os sócios proprietários José Vânio e Lívia Jane agradeceram a oportunidade de apresentar à população sua arte com pintura em garrafas, louças e bijuterias.

“Iniciativas como essas valorizam o comerciante, o artesão, o artista e tantos outros profissionais. Sempre participamos desses eventos, é uma grande oportunidade de se apresentar e vender. Desejo a Barreiras, nessa semana comemorativa, muito desenvolvimento e ações como essas que incentivam o médio e pequeno comerciante”, destacou José Vânio.

O prefeito Zito Barbosa participou do evento acompanhado da primeira-dama Marisete Bastos; do vice-prefeito Emerson Cardoso; da secretária de Educação, Gabriela Nogueira; da subsecretária de Agricultura, Manuela Maia; diretora de Cultura, Emília Moreno; e dos vereadores Rider Castro e João Felipe. Ele enfatizou a principal proposta do evento, que foi o de interagir, integrar e socializar a diversidade, cultura e a economia que permanecerão nas próximas edições com essa valorização dos artesãos e comerciantes locais.

“Temos esses dois Projetos que proporcionam o desenvolvimento de Barreiras, com destaque para o pequeno e médio produtor, bem como para os artesãos e artistas da cidade. Nesta semana comemorativa, unimos esses dois importantes projetos para as famílias de Barreiras conhecerem o nosso melhor na gastronomia, na cultura e no comercio”, destacou Barbosa.

A noite contou ainda com a animação da Banda Municipal 26 de Maio e do cantor Gustavo Braga, que levou alegria à Praça em contrapartida da aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc, destinados aos fazedores de cultura que tiveram suas atividades prejudicadas com a pandemia da Covid-19.