Campanha do Maio Amarelo em Luís Eduardo Magalhães alerta para deveres e direitos do ciclista

O Maio Amarelo em Luís Eduardo Magalhães, mês de atenção e conscientização para a redução do número de acidentes com vítimas no trânsito, alerta para os deveres e direitos do ciclista. Uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Segurança e Trânsito e da Sutrans.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a bicicleta é um veículo (de propulsão humana) e o ciclista, por este motivo, quando está pedalando, deve respeitar todas as regras de trânsito, como semáforos, sinalização e circulação na mão correta de direção. E a principal recomendação aos ciclistas é da necessidade de descer da bicicleta, para atravessar a faixa de pedestres.

Ainda segundo o CTB os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos. Quando não houver, devem usar o bordo direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. É proibido pedalar em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres.

Mais orientações aos ciclistas:

- Quando houver ciclovias, ciclofaixas ou acostamento devem ser utilizados, obrigatoriamente;

- A circulação de ciclistas na calçada só é permitida se houver sinalização específica autorizando;

- Cuidados especiais sob condições adversas, como: chuva, aclives, declives, tipos de pavimentos, cruzamentos, buracos, pontos cegos de visão, etc;

- Quando estiver em grupo, ande sempre em fila única;

- Use sempre capacete e óculos, para proteção da cabeça e olhos;

- Nunca pegue carona na traseira de ônibus e caminhões.