Arraial da Penha reúne mais de 300 pessoas em mais uma edição da tradicional corrida rústica Arraial Trail Run


O povoado Arraial da Penha, considerado o berço da cidade de Barreiras, foi o destino de centenas de atletas que gostam da prática esportiva em contato com a natureza, neste domingo (29). A 4ª edição da Corrida Arraial Trail Run, que contou com o apoio da Prefeitura, através da Diretoria de Esportes, reuniu diversão, adrenalina e beleza nos percursos de 8km e 16 km.

Idealizado pela Alcateia, o evento que agrega o esporte e a cultura teve seu ponto de partida na Praça Nossa Senhora da Penha. De acordo com os organizadores, em 2019 foram quase 400 atletas participantes e devido a pandemia da Covid-19, a corrida rústica foi suspensa nos dois últimos anos, retornando nesse 2022 com mais de 300 inscritos.

Clausivane Mano, de 32 anos, tem paralisia cerebral e percorreu 5 km. Ela conta que começou a praticar corridas como desafio e percebeu melhoras em seu tratamento. “Devido minha limitação iniciei nesse esporte como desafio e percebi que ajudou bastante na minha saúde física e mental, além de ser uma oportunidade de criar novas amizades, é uma terapia”, pontuou.

Esse ano, o Arraial Trail Run contou também com a participação de atletas de Luís Eduardo Magalhães, Ibotirama, Buritirama, Correntina e Jequié. No percurso tradicional de 8km, a premiação do primeiro colocado masculino ficou com Vailton Souza, que concluiu a corrida em 31 minutos e 59 segundos. Já na classificação feminina, o primeiro lugar ficou com Juscelia Moreira que realizou o percurso em 39 minutos e 10 segundos.

No percurso de 16km de estradas e trilhas, percorrendo trechos dentro de riachos, pedreiras, raízes e trechos com lindas paisagens, o primeiro lugar masculino ficou para Vilmário da Conceição. Já no feminino, o primeiro lugar de destaque ficou com a atleta Evanice Mendonça. Os atletas classificados do 1º ao 5º lugar receberam troféus e todos corredores ganharam medalhas de participação.

Ao final, a Banda Sem Nome, levou alegria à Praça em contrapartida da aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc, destinados aos fazedores de cultura que tiveram suas atividades prejudicadas com a pandemia da Covid-19. Para a Diretoria de Esporte, o Arraial Trail Run já se consolidou como um evento tradicional e recebe muitos adeptos a cada ano.

“A Prefeitura de Barreiras celebra, neste mês, os 131 anos dessa cidade que valoriza todos os esportes realizados, sejam nacionais, regionais ou locais. Essa corrida rústica já faz parte do calendário municipal e além de agregar o esporte e cultura ao mesmo tempo, contribui positivamente na saúde das pessoas, é um esporte singular e democrático” pontuou o subdiretor de Esportes, Danilo Farias, que acompanhou o evento junto com a equipe da Diretoria de Esportes.







Dircom - Prefeitura de Barreiras