Educação de Barreiras realiza mobilização para potencializar matrículas na Educação de Jovens e Adultos

A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, continua com a mobilização para potencializar as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município, cuja modalidade faz parte da Educação Básica e busca oferecer oportunidade para as pessoas com mais de 15 anos, retornar às escolas municipais e concluir sua trajetória escolar em menos tempo e, dessa forma, obter qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Os interessados podem realizar a matrícula de segunda a sexta-feira, na sede da Secretaria de Educação ou nos seguintes locais: Colégio Municipal de Aplicação Octávio Mangabeira Filho (Loteamento Rio Grande); Escola Municipal Francisco Joaquim de Lima (Boa Sorte); CAIC – Murilo Avellar Hingel (Cascalheira); Escola Municipal Itarajú Queiroz (Residencial São Francisco); Escola Municipal Santa Luzia (Santa Luzia) e na Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo (Barreirinhas).

Para a realização da matrícula é necessário apresentar a declaração da escolaridade em que se encontra, RG, CPF e o cartão do SUS. A subsecretária de Educação do município esclarece que devido ao surgimento da pandemia da Covid-19, o setor da educação, principalmente da EJA foi severamente afetado. Dessa maneira, o incentivo ao retorno às aulas, tem como objetivo mobilizar estudantes que desistiram da conclusão dos estudos a ingressarem ao Sistema Municipal de Ensino.

“Estamos reforçando esse incentivo aos jovens e adultos que por algum motivo não conseguiram concluir sua trajetória escolar, temos escolas que oferecem todo suporte necessário para esses estudantes em diversos bairros de Barreiras. Caso o estudante não tenha a certificação da série de onde parou os estudos, realizamos o teste de certificação na Secretaria, avaliando seu nível para o ingresso em qualquer série da EJA. Sabemos que é com a educação que se constrói uma cidade do futuro com qualidade, assim, essa é uma grande oportunidade de retornar os estudos e concluir mais essa etapa escolar”, pontua Cátia Alencar.