Sebrae retoma encontros presenciais da Rede de Atores de Desenvolvimento


Por Silvania Costa e Carlos Calazans

Depois de dois anos, as atividades presenciais da Rede de Atores de Desenvolvimento foram retomadas com um encontro realizado em Barreiras, que reuniu os agentes de desenvolvimento e secretários dos municípios que compõem o grupo no Oeste da Bahia. Durante a segunda (21) e terça-feira (22), as lideranças públicas foram capacitadas com a finalidade de planejarem ações que melhorem o ambiente de negócios local, propondo políticas de fortalecimento dos diversos setores produtivos.

A Rede de Atores é também uma oportunidade para que os participantes troquem experiências. O reencontro contou com a participação da gerência e analistas do Sebrae em Barreiras, do coordenador da Rede de Atores no Estado, Marco Dantas, e de agentes públicos dos municípios de Angical, Bainópolis, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Carinhanha, Coribe, Cotegipe, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Morpará, Paratinga, Santa Maria da Vitória, São Desidério e Serra Dourada.

No total, 208 municípios estão junto com o Sebrae no projeto. De acordo com o coordenador, Marco Dantas, até o início do mês de maio, as 10 unidades regionais do Sebrae Bahia vão ser percorridas. “Na próxima semana, vamos a Ilhéus, depois a Irecê, Jacobina, Juazeiro, e assim por diante, para que possamos também conhecer um pouco dos novos atores, porque, no intervalo de dois anos, houve eleição, e, em algumas cidades, os atores não são os mesmos. Então, a nossa ideia é percorrer a região e conhecer as pessoas e fazer a retomada do trabalho de planejamento das regiões no Estado”, disse.

Durante os dois dias, os agentes foram motivados a pensar no desenvolvimento econômico do município que estão à frente, implementando ações para gerar emprego e renda a partir dos recursos que têm disponível, criando alternativas para alavancar os pequenos negócios, além de trabalharem ações que promovam o surgimento de novos empreendimentos. Dentre os eixos focados pela Rede estão: Sala do Empreendedor, Compras Públicas, Educação Empreendedora, Cidade Empreendedora e Sustentabilidade.

Na região Oeste da Bahia, 41 municípios fazem parte da Rede de Atores de Desenvolvimento. No encontro, que marca o início dos trabalhos de 2022, os participantes, além de conhecer mais sobre desenvolvimento, crescimento e políticas públicas, receberam orientações sobre como o Sebrae pode apoiar os municípios nesta proposta.

“Cada município tem o seu ritmo próprio. Eles criaram um plano de ação e tiveram no final do ano a alimentação no sistema de monitoramento da rede. As ações que não foram executadas no ano passado podem ser continuadas neste ano e, como o planejamento é flexível, algumas delas passam de um ano para o outro. Então, o Sebrae continua apoiando para que todas as ações que eles pensaram para os seus municípios possam ser executadas e dar resultados para os seus negócios”, disse Adriana Morais, gerente regional do Sebrae em Barreiras.