Embasa substitui rede distribuidora com foco no combate a irregularidades em Ibotirama

Para garantir o fornecimento regular da água tratada captada do rio São Francisco, a Embasa concluiu, na segunda-feira (14), a substituição de 130 metros de tubulação no bairro Alto do Fundão, em Ibotirama. Na oportunidade, os técnicos identificaram dois pontos de furto de água nas ruas Joana Angélica e Francisco Balaio e na Travessa Alto do Fundão. Em um deles, a equipe identificou o abastecimento irregular para uso de piscina em imóvel. Na rua Tamboril, foram substituídos 50 metros de rede, com o objetivo de dificultar o acesso indevido à rede distribuidora.

O gerente da Embasa em Ibotirama, Odirlei Dourado, explica que, nas ações de combate a irregularidades, no mês de janeiro, foram retirados furtos de água que totalizavam perdas de 1059 metros cúbicos de água. Essa água perdida poderia ser redirecionada para atender 170 imóveis com consumo de 6 metros cúbicos em um mês. “A violação da rede prejudica a qualidade da água, pode obstruir a rede com a entrada de sujeira por equipe não capacitada, e reduz a quantidade de água que deveria ser direcionada para imóveis da mesma área onde acontece o furto. Por tudo isto, continuamos contando com o apoio da população para denunciar qualquer tipo de irregularidade”, afirma.

ALERTA | A prática de furto de água é qualificada como crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa. Caso identifique ligações clandestinas de água, a população pode denunciar, anonimamente, e de forma remota, pelo teleatendimento no 0800 0555 195; Agência Virtual (https://agenciavirtual.embasa.ba.gov.br), e atendimento automatizado no Whatsapp no (71) 997170999.

Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Barreiras