Detran da Bahia realiza mutirão de CNH para Pessoas com Deficiência em diferentes regiões do Estado

As atividades da banca examinadora itinerante do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) foram retomadas com a finalidade de promover inclusão social a pessoas portadoras de deficiência física (PCD) interessadas em renovar ou fazer a primeira habilitação. O novo cronograma já atendeu os municípios de Vitória da Conquista e Barreiras e prevê a realização do serviço nas regiões de Feira de Santana e Teixeira de Freitas, após quase dois anos de interrupção dos exames especiais impactados pela pandemia do novo coronavírus.

A banca avalia as condições dos condutores e as adequações necessárias no veículo. Portando os exames que comprovem a deficiência e dificuldade para dirigir, o candidato passa pela avaliação do médico na clínica de trânsito e, caso necessário, marca agendamento para a perícia do Departamento. Em seguida, realiza as aulas em autoescola credenciada para se tornar apto ao teste prático que acontece na presença do examinador e de um médico do órgão.

O Diretor de Habilitação do Detran-BA, Max Passos, presente à ação na cidade de Barreiras, reforçou a importância de retomada do trabalho. “Gradativamente, temos cumprido o cronograma visando corresponder às expectativas dos candidatos à CNH especial no interior da Bahia. Essa é uma etapa muito importante dos trabalhos do órgão”, pontua.

Assim como a CNH tradicional, a CNH especial PCD é um documento destinado a pessoas com deficiência ou mobilidade comprometida. “A carteira especial é um direito legal do cidadão para conduzir automóveis, respeitando as dificuldades e restrições de cada caso”, ressalta Max.

Fonte: Ascom/Detran-BA