Zito e Emerson se reúnem com Acrioeste e alinham estratégias para um novo Parque de Exposições


Na última sexta-feira (3), o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa e o vice Emerson Cardoso estiveram reunidos com a diretoria da Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste), com objetivo de traçar a modelagem para um novo Parque de Exposições Agropecuária em Barreiras. O encontro aconteceu no Hotel Morubixaba e contou com a presença do presidente da Acrioeste Mário Mascarenhas, o vice Antônio Balbino, também o diretor de eventos adjunto Carlos Menezes Leite, o diretor secretário adjunto Ápio Claudio Medrado e o conselheiro Alvimar Lobo Alvim.

Conforme as estratégias discutidas, a proposta da Capital do Oeste é construir o novo espaço para o Parque às margens da BA-447, que liga Barreiras a Angical, consolidando toda área como novo corredor de desenvolvimento para o município. Na reunião também foi abordado as partes jurídicas e ambientais, e ainda a responsabilidade de cada órgão envolvido com a pecuária no Município.

Para o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, após o cumprimento do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta – TAC, firmado em julho de 2020 entre o Ministério Público do Estado da Bahia e o Município de Barreiras, que transformará o antigo Parque de Exposições no Parque Natural Municipal Engenheiro Geraldo Rocha, é preciso buscar alternativas para a consolidação de um novo Parque que dê visibilidade a todo potencial agropecuário de Barreiras.

“Em fevereiro deste ano uma comitiva composta pelo nosso vice-prefeito Emerson Cardoso, nosso chefe de gabinete Jeferson Barbosa, o vice-presidente da Acrioeste, Antônio Balbino, diretor e o coordenador da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia – FAEB, Leonardo Paulino, esteve em visitas técnicas ao Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, à Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande – Mato Grosso do Sul, e ao Centro Tecnológico Dr. Hélio Martins Coelho na Fazenda Canaã, do Grupo Genética Aditiva, em Terenos – MS, com o objetivo de conhecer tecnologias e experiências exitosas para alavancar o potencial e desenvolver a vocação natural do nosso município na área da pecuária, por isso, seguiremos dialogando com a Acrioeste e buscando as parcerias necessárias para consolidar um Centro de Excelência para o setor em Barreiras”, destacou Zito Barbosa.

Após a reunião, o prefeito agradeceu a parceria da Acrioeste e falou do significado do fortalecimento da agropecuária para Barreiras com reflexo para toda a região. “Sabemos da importância da pecuária para nosso município, e para toda região do MATOPIBA, dessa forma, nossa meta é continuar criando as condições para fazermos um novo Parque que agregue modernidade, tecnologia, desenvolvimento e todas as aptidões para o setor em Barreiras. Nesse encontro definimos ações importantes desse projeto e estamos motivados para a construção de um novo Parque de Exposições moderno e inovador”, finalizou Zito Barbosa.