No Dia Nacional do Cerrado, Prefeitura de Barreiras realiza mais um mutirão de limpeza no Rio Grande


Seguindo com as ações em homenagem à Semana do Cerrado, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realizou neste sábado (11), mais um mutirão de limpeza do Rio Grande. Com o tema “Rio Grande, eu amo, eu cuido”, a ação contou com a mobilização de diversos segmentos como o Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PREVFOGO), Associação de Pescadores, Club Náutico, Grupo de Mergulho Amigos da Pesca e da Secretaria de Infraestrutura de Barreiras que retiraram de dentro do Rio uma média de seis toneladas de lixo.

Pneus, garrafas descartáveis, cadeiras de plástico, lonas, ferros, isopor, sucatas de bicicleta, televisão, cadeiras de rodas e outros lixos, foram retirados do Rio Grande e ficarão expostos na Praça Landulfo Alves como forma de impactar a sociedade e chamar a atenção para o zelo e preservação ambiental. Conforme o secretário Demosthenes Júnior, no primeiro mutirão realizado em 2017 foi retirado aproximadamente 48 toneladas de lixo, nesses últimos anos a quantidade de lixo dentro do Rio Grande tem diminuído, mas a proposta é fazer com que a sociedade compreenda da importância desse Rio para a Bacia Hídrica regional e para o Rio São Francisco, evitando assim a poluição.

“Hoje comemoramos o Dia do Cerrado, esse bioma brasileiro tão importante para todos nós oferece uma biodiversidade rica e temos que preservar. Ao longo de toda semana trabalhamos no município essa temática do Rio Grande alertando principalmente para as ações de cuidado e preservação, por isso, agradecemos a colaboração de todos nesse mutirão e no fortalecimento de práticas sustentáveis e preventivas. Ainda nesta próxima semana iremos realizar a recuperação ambiental de uma nascente no Povoado Água Branca, no Barrocão de Cima”, destacou o secretário.

Presente no evento, o prefeito Zito Barbosa pontuou a relevância do Cerrado, principalmente para a Capital do Oeste. “O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, sua vegetação é rica em biodiversidade e trabalhar essa temática é fundamental para que todos possam compreender a necessidade e importância de cuidar e preservar. Mais uma vez estamos mobilizados nesse mutirão de limpeza de um dos mais belos cartões postais de Barreiras, que é o Rio Grande, essa beleza natural que enfeita a nossa cidade tem recebido toda nossa atenção e de maneira especial nessa semana, o cuidado e a atenção que todos também devem ter”, pontuou.

O dia de mobilização voluntária também contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; do secretário de Infraestrutura, João Sá Teles e subsecretária Luzeni Santos; secretário de Indústria, Roberto de Carvalho; secretário de Segurança Cidadã, Júnior Sampaio; secretário de Saúde, Melchisedec Neves; secretária de Assistência Social, Karlúcia Macêdo, subsecretária de Meio Ambiente, Marisa Costa e ainda os vereadores Rider Castro, Alcione Rodrigues, Tetéia Chaves, Valdimiro José e Silma Alves.