Estudantes das séries finais do Ensino Fundamental retornam às aulas presenciais, em Barreiras


Após os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental voltarem às escolas municipais de Barreiras, de forma presencial, no dia (8), nesta segunda-feira (13), foi a vez dos estudantes dos anos finais também retomarem às salas de aula, no convívio com colegas e professores. O retorno das aulas presenciais obedece a um escalonamento organizado pela Secretaria Municipal de Educação que prevê ainda, nesta segunda-feira, o regresso dos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para conferir de perto a chegada dos estudantes nas sedes escolares, a secretária Gabriela Nogueira, a diretora pedagógica Aldeci Queiroz e a gestora financeira Maria Guimarães, acompanharam o retorno nas escolas Itarajú Queiroz, Eurides Sant’Anna e Octávio Mangabeira. “Este momento, tão aguardado por todos nós, está sendo possível após análise criteriosa, por parte do Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública, considerando aspectos como o avanço da vacinação contra a Covid-19 em Barreiras, a redução de novos casos da doença e a diminuição das taxas de ocupação dos leitos clínicos e de UTI”, explica a secretária.

O cronograma de volta às aulas presenciais de forma escalonada foi publicado no Diário Oficial de Barreiras nº 3502, de 23 de agosto passado. De acordo com o planejamento, os próximos alunos a retornarem às escolas serão os matriculados na Educação Infantil, a partir do próximo dia 20. As orientações são válidas também para as escolas da rede privada, desde que obedeçam às instruções de distanciamento e saúde pública destacadas no Decreto 208, de 07 de outubro de 2020 (https://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2020/diario3293.pdf). Todos os detalhes sobre as novas medidas de retorno às aulas presenciais, de forma escalonada, podem ser conferidos no link https://www.barreiras.ba.gov.br/diario/pdf/2021/diario3502.pdf