Barreiras amplia vacinação contra Covid e jovens de 18 anos acima recebem primeira dose


A aplicação da primeira dose da vacina para os jovens com idade igual ou superior a 18 anos começou na tarde desta quinta-feira, 09, em Barreiras. Cerca de 2.890 doses da vacina Coronavac/Butantan foram disponibilizadas pelo Núcleo de Saúde do Oeste para as aplicações no dia de hoje. Atendendo a esse chamado da Secretaria da Saúde, muitos jovens compareceram esta tarde ao Posto de Vacinação Covid-19, no Parque Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreirinhas.

A jovem Helen Silva, afirma que chegou cedo e aguardou pacientemente o momento de ser vacinada. “Eu esperei muito por esse momento, fiquei ansiosa, quase não dormi, mas a sensação é de muita felicidade, resumindo, estou muito feliz por esse momento”, destacou a jovem, que recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19. Além dos jovens de 18 anos acima, nesta quinta-feira também foi dia de imunizar as pessoas de 30 anos acima, reafirmando a importância de fechar o esquema vacinal para evitar o agravamento da Covid-19.

Segundo o secretário de saúde, Melchisedec Neves, se a primeira dose é importante, a segunda é fundamental e destaca a importância da conclusão do ciclo da imunização. “Continuar com a ampliação da cobertura vacinal para todas as faixas etárias é muito importante para reduzir a circulação do vírus, além de evitar casos graves com internações. Contudo, se a primeira dose é importante, concluir o ciclo da imunização com a segunda dose é fundamental. Estaremos até às 21h com a equipe de imunização recebendo esses jovens com a primeira dose e também reforçando a segunda dose para o público acima de 30 anos”, afirmou o secretário.

Seguindo o esquema vacinal, nesta sexta-feira, 10, o público alvo para vacinação são as lactantes, de 18 anos acima, que tomaram a primeira dose da vacina Pfizer/Biontech no dia 18 de junho e pessoas em situação de rua, que tomaram a primeira dose da vacina Oxford/Astrazeneca. A vacinação acontece das 8h às 14h ou até encerrarem as doses disponíveis. No ato da vacinação deverão apresentar: Cartão do SUS, RG, CPF, Cartão de Vacina e Comprovante de Residência.