Avanço do empreendedorismo em Correntina conta com a participação efetiva do Sebrae



Por: Silvania Costa

A cidade de Correntina, localizada na região Oeste da Bahia, também conta com as ações do Sebrae e o trabalho que vem sendo realizado já apresenta resultados positivos, a começar pelo Empretec, treinamento que visa desenvolver características do comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócio. Promovido pela terceira vez numa parceria entre Sebrae e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), mais de 20 empreendedores concluíram o seminário no último sábado (11).

Para Charles Dourado, que trabalha com pintura imobiliária, e um dos alunos destaque do curso, ter participado do Empretec vai fazer diferença na atuação dele a partir de agora. “O seminário impactou muito na minha vida. Não só na minha como na vida de todos os participantes, eu creio, porque foi uma semana de um aprendizado intenso. Saímos da nossa realidade e enfrentamos outra realidade. O Sebrae abriu os nossos olhos para uma visão de futuro, um jeito diferenciado de organizar melhor o nosso tempo, nossa empresa, nosso negócio, saber gerir de uma forma mais adequada, menos arriscada. Vou agora estabelecer e bater meta, fazer a coisa andar, fluir”, disse.

A gerente do Sebrae em Barreiras, Adriana Morais, avalia como bastante importante a participação dos empreendedores no Empretec por se tratar de uma das melhores capacitações com foco em comportamento empreendedor do mundo. Para ela, desenvolver esse comportamento resulta em melhores performance pessoal e resultados empresariais. “Agradecemos a parceria da CDL de Correntina, fundamental para a realização desta turma. Correntina ultrapassa a marca de mais de 70 pessoas capacitadas no Empretec. E isso certamente vai se refletir em novas perspectivas para o desenvolvimento do município”, disse Adriana Morais.

A Câmara de Dirigentes Lojistas já percebe a diferença da atuação dos mais de 70 empretecos no comércio. “A mudança na nossa cidade já é visível. O empreendedorismo em Correntina vai tomar uma proporção muito boa e sem dúvida nenhuma com qualidade. A gente está percebendo o entusiasmo dos novos empreendedores. Eles estão entendendo que a gente precisa, de fato, mudar a cara da nossa cidade. Correntina tem ganhado muito com a parceria com o Sebrae. A CDL tem cada vez mais se destacado com essas parcerias que, com certeza, são as primeiras de muitas que estão por vir”, comentou Ronaldo Delgado, presidente da CDL.

O Sebrae está presente também na Sala do Empreendedor, em parceria com a prefeitura municipal. No local, são oferecidos os serviços de formalização do MEI, impressão de boletos de parcelamento mensal, além de orientações quanto à declaração anual de faturamento.

Outro grande impulsionador desse movimento é o programa Educação Empreendedora, que tem a proposta de promover e disseminar o empreendedorismo nas instituições de ensino. No município de Correntina desde o mês de maio o Sebrae desenvolve atividades do Programa no Ensino Fundamental com atendimento a 34 professores e 1.250 estudantes. O objetivo é, junto com a prefeitura, dar oportunidade e condições para os alunos se desenvolverem com foco na inserção no mercado de trabalho e atuar na mudança de seus contextos econômicos e sociais. Para isso, o Sebrae disponibiliza todo o conteúdo necessário para a execução do programa.