quarta-feira, 3 de março de 2021

Embasa e Instituto Caturama fecham parceria para a coleta de óleo de cozinha em Barreiras




A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) fechou, na última sexta-feira (26/02), uma parceria com o Instituto Caturama para a coleta e destinação adequada do óleo de cozinha usado em Barreiras, no Oeste da Bahia. Durante o encontro foram definidas as primeiras ações para a campanha “Se Ligue no Óleo”, já realizada pela Embasa e parceiros em outras cidades baianas. O projeto vai possibilitar a implantação de pontos de entrega voluntária e promover ações de orientação para a separação e entrega do óleo pela população, evitando a contaminação do meio ambiente.

Para o presidente do Instituto Caturama, Franco Porto, a parceria com a Embasa vai permitir um reforço de uma ação que já vem sendo articulada em Barreiras. “O objetivo é reunir o apoio do poder público e da iniciativa privada para possibilitar a formação de uma rede, desde a coleta, destinação e posterior transformação do óleo em sabão de barra ou outro subproduto. Isto vai possibilitar que o óleo que seria despejado no ambiente possa futuramente desenvolver um negócio sustentável gerando emprego e renda baseado no óleo de cozinha usado”, afirma.

Para o gerente setorial de esgotamento sanitário da Embasa, Vagner Pereira, a adesão do Instituto Caturama ao projeto “Se Ligue no Óleo” será fundamental para trazer benefícios também para o melhor funcionamento do sistema de esgotamento sanitário. “O descarte do óleo na pia da cozinha é uma das principais causas de obstrução e extravasamentos da rede de esgoto. Apesar da recomendação de instalação e limpeza da caixa de gordura, que deve ser instalada pelo morador dentro do imóvel, ainda existe o desconhecimento por parte da população dos prejuízos causados com o lançamento indevido de óleo de cozinha no meio ambiente”, afirma.

Os interessados em entrega voluntária de óleo de cozinha usado podem entrar em contato com o Instituto Caturama pelo telefone do Disk Coleta: (77) 988148273.


Assessoria de Comunicação da Embasa

Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Comente aqui!


Atenção!
Você é responsável pelo seu comentário.
Obrigado.
EmoticonEmoticon