terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Aiba e PM discutem projetos de segurança para o oeste baiano


A colaboração dos produtores rurais, por meio da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com a Polícia Militar tem gerado, ao longo dos últimos anos, grandes benefícios para os habitantes do campo e das cidades do oeste baiano. Para dar continuidade à parceria e aperfeiçoar as ações e projetos mantidos entre as partes, representantes das instituições participaram de uma reunião, na sede do Comando de Policiamento Regional Oeste (CPRO), em Barreiras, na tarde desta segunda-feira (15).

“Os produtores têm consciência dos benefícios desse esforço conjunto, porque conheceram a realidade anterior, que apresentava uma ameaça constante aos estabelecimentos rurais”, declarou o presidente da Aiba, Odacil Ranzi. “Com a cooperação entre essas duas entidades avançamos significativamente na segurança no campo, que trouxe reflexos muito positivos para a segurança na cidade”, finalizou.

“O combate ao crime é bem mais caro e menos eficiente que o trabalho preventivo. Por isso essa parceria deu tão certo”, disse o coronel Osival Moreira Cardoso, comandante do CPRO. Ainda conforme o oficial, a Operação Safra, idealizada pela Aiba e executada pela Polícia Militar, contribuiu para fechar as rotas de fuga, impedindo, assim, assaltos a instituições financeiras, roubos de defensivos e crimes diversos.

Somente em 2020, foram realizadas 7.114 visitas a propriedades rurais, com a apreensão de 39 armas de fogo e 2.500 veículos fiscalizados, segundo estatística da Polícia Militar.

Moisés Schmidt, primeiro vice-presidente da Aiba, abordou a inovação trazida pela Operação Safra e ressaltou a importância da continuidade das ações de segurança, com reforço de dispositivos tecnológicos. “Precisamos acelerar a adoção das tecnologias que estão sendo formuladas, porque vão potencializar o rastreamento e a vigilância em toda a região”, afirmou.

Participaram das conversas, o tenente-coronel Camilo Uzêda, subcomandante do CPRO, o diretor-financeiro da Aiba, Hélio Hopp, e o atual coordenador da Operação Safra, Luiz Stahlke.



Ascom Aiba
Blog Hailton Pereira

Comente aqui!


Atenção!
Você é responsável pelo seu comentário.
Obrigado.
EmoticonEmoticon