domingo, 4 de outubro de 2020

Serviço de Suporte Avançado de Urgência do Samu começa a funcionar em Formosa


O Serviço de Suporte Avançado de Urgência do Samu começou a operar em Formosa do Rio Preto neste sábado (3/10), após qualificação profissional da equipe. Nos primeiros minutos de funcionamento, atenderam uma ocorrência de natureza grave envolvendo Trauma Cranioencefálico (TCE) em dois menores, devido à um acidente no Piauí. Um deles teve o óbito identificado ao dar entrada no Hospital Dr. Altino Lemos Santiago, em Formosa, já o outro, em estado gravíssimo, foi encaminhado pela Unidade de Suporte Avançado de Urgência (USA), conhecida como UTI Móvel, para o Hospital do Oeste com o acompanhamento da equipe da USA.

Com o Suporte Avançado, o município reforçou a assistência em saúde para a população, que antes dependia de apoio da unidade de Santa Rita de Cássia. A USA foi adquirida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, junto ao Ministério da Saúde (MS) ampliando os recursos para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e humanizando mais os atendimentos.

A equipe da USA é composta por médico, enfermeiro e condutor socorristas.

"Formosa havia sido contemplada com a UTI Móvel do Samu anteriormente, mas gestões anteriores devolveram o veículo para o MS. Com os esforços da atual gestão, o município conseguiu a Unidade de Suporte Avançado de Urgência e implantou o Serviço de Suporte Avançado de Urgência", disse a secretária de saúde do município, Thaíse Santos.



Deixe aqui o seu comentário!


Atenção! Você responsável pelo seu comentário.
EmoticonEmoticon