sábado, 29 de agosto de 2020

Vacinação de adultos contra o sarampo é prorrogada até fim de outubro


O período de vacinação contra o sarampo da população de 20 a 49 anos foi ampliado até o dia 31 de outubro pelo Ministério da Saúde. A imunização é oferecida em todos os postos de saúde do país. Até agora, apenas 5,8% do público-alvo foi vacinado.

Dados preliminares das secretarias estaduais de saúde apontam que foram vacinadas 5,29 milhões de pessoas nessa faixa-etária desde o início da ação, em 16 de março, até 17 de agosto. A população do público-alvo desta quarta etapa da Mobilização Nacional de Vacinação contra o Sarampo totaliza mais de 90 milhões de pessoas.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, foram confirmados 7.293 casos de sarampo em 21 estados até o dia 25 de julho. O Brasil permanece com surto da doença nas cinco regiões do país, com circulação ativa do vírus em 11 estados. O Pará, o Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina concentram o maior número de casos da doença, reunindo 7.091 registros, equivalente a 98,3% dos casos. Até agora foram registradas cinco mortes por sarampo. Três no Pará, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo.

Segundo o Ministério da Saúde, o projeto ‘Plano de Ação para Interrupção da Circulação do Vírus do Sarampo no Brasil, 2020’ está em fase de desenvolvimento. A medida tem o objetivo de determinar as atividades necessárias de combate a doença ao poder público, envolvendo vigilância, imunização, laboratório e assistência.

O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa pode transmitir para até outras 18 pessoas. O contágio do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. A principal medida de prevenção e controle do sarampo é a vacinação, disponível durante todo o ano na rotina de vacinação dos serviços de saúde do país.

Bahia Noticia

Deixe aqui o seu comentário!


Atenção! Você responsável pelo seu comentário.
EmoticonEmoticon

Vamos Produzir?

Curta a página Hailton Pereira no Facebook!


Clique no botão CURTIR.