segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Queimadas causam transtornos em Barreiras e outras cidades do oeste da BA


Moradores de Barreiras, no oeste da Bahia, relatam estar enfrentando muitos transtornos, causados por queimadas na região nos últimos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na região, além de Barreiras, os municípios de Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães e Correntina são os mais atingidos pelas queimadas.

Segundo o major Cedraz, do Corpo de Bombeiros, as queimadas são geralmente provocadas por ação humana.

“As pessoas têm o lixo, têm a plantação, têm a questão das pastagens, e colocam fogo pensando ter o controle. Perde-se o controle, e ocasiona os incêndios florestais.” disse.

Por causa do calor, vento e tempo seco nesta época do ano, além da vegetação destruída e animais mortos, a saúde da população fica prejudicada. As chamas dos terrenos queimados são levadas pelo vento e atingem as casas dos moradores, que sentem dificuldades para respirar.

“Tivemos que ficar o dia inteiro de portas trancadas, fechadas, e muitos de nós têm problemas respiratórios. Eu, por exemplo, sou asmática, já tive pneumonia e há vizinhos que tem muitas crianças aqui.” disse a enfermeira Madalena Mattos, moradora da cidade de Barreiras.

Um dos bairros mais atingidos da cidade é o Morada Nobre. Cláudio Noves, presidente da Associação dos Moradores do Bairro Morada Nobre (Amobre), relata que tem recebido muitas denúncias de moradores por causa das queimadas.

“Ontem foram mais de dez reclamações, de pessoas reclamando de problemas respiratórios, porque o incêndio, na verdade, é a fuligem. A fumaça agrava muito pra quem tem rinite, pra quem tem outros problemas respiratórios", disse.

O médico Sinelo Santos alerta para os problemas respiratórios e diz que os hospitais não param de atender pessoas diariamente com os mais diversos tipos de problemas.

“Isso é sabidamente danoso à saúde das pessoas, principalmente as crianças, os idosos e as pessoas que já sofrem de problemas respiratórios. Fechem suas casas, suas janelas, as portas, pra evitar o contato direto com a fumaça. Quem tem umidificador, vaporizador, é importante colocar, ou mesmo toalhas, recipientes com água dentro de casa, pra umidificar o ambiente.” alertou.

G1 BAHIA

Deixe aqui o seu comentário!


Atenção! Você responsável pelo seu comentário.
EmoticonEmoticon

Vamos Produzir?

Curta a página Hailton Pereira no Facebook!


Clique no botão CURTIR.