CURTA e COMPARTILHE a nossa página



terça-feira, 14 de julho de 2020

Embasa leva água tratada para quatro novas localidades do Oeste da Bahia


A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vem expandindo o fornecimento de água para novas localidades da zona rural no Oeste da Bahia. Com a implantação de 31 quilômetros de rede, a empresa passou a beneficiar com água tratada 221 famílias que moram nas comunidades do Araguaia, Alto Araguaia/Altamira, Santa Maria e Tira Pó, no município de Angical. A Embasa investiu R$ 620 mil para que os moradores destas localidades passassem a contar com o fornecimento de água tratada do Rio Grande, captada e tratada no distrito de Jupaguá, em Cotegipe.

Nascida no Alto Araguaia, Maria de Aquino de Souza, 77 anos, diz que este foi um momento muito aguardado na localidade. “Agora não temos mais preocupação com água que passou a cair na torneira e que é boa para beber. É um sonho para quem mora aqui”. Quem também está se beneficiando da qualidade da água tratada da nova rede de água é Arineide de Oliveira Santos, 49. “Agora teremos água permanente durante todo o ano, não só quando chove bem”, diz, ao citar o abastecimento alternativo da cisterna que reserva água das chuvas.

Como um trabalho estratégico para ampliar o serviço para localidades, o gerente de operação de água da Embasa, Marcos Rogério Moreira, explica que as equipes vêm mantendo as obras de expansão para novas localidades previstas para este ano. “Apesar da pandemia do novo coronavírus, as obras continuam com os técnicos respeitando as recomendações de distanciamento social, uso de máscara e de álcool gel em campo”, afirma. A Embasa também vai beneficiar 40 famílias da localidade de Tauá, cuja obra de extensão da rede deve ser iniciada até o próximo mês de agosto.

O fornecimento de água para as quatro novas localidades de Angical foi possibilitado pela inauguração, há três anos, do Sistema de Abastecimento de Água que abrange 72 quilômetros de rede adutora que passa pela zona rural de Angical até chegar à sede municipal de Cristópolis. Com investimentos iniciais de R$ 29 milhões em todo o sistema, o Governo do Estado por meio da Embasa passou a atender 11,7 mil pessoas com água tratada dos municípios de Angical, Cristópolis e Cotegipe.


Assessoria de Comunicação da Embasa

Deixe aqui o seu comentário!


Atenção! Você responsável pelo seu comentário.
EmoticonEmoticon

Vamos Produzir?

Curta a página Hailton Pereira no Facebook!


Clique no botão CURTIR.