segunda-feira, 25 de maio de 2020

Rui conversa com imprensa do oeste sobre ações de enfrentamento ao coronavírus.


A estrutura implantada no oeste da Bahia para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 foi um dos temas da conversa que o governador Rui Costa teve com profissionais da imprensa da região em transmissão pelas redes sociais, nesta segunda-feira (25). "Nós transformamos o Hospital Eurico Dutra, em Barreiras, numa unidade responsável pelas triagens e acolhimentos de pacientes com casos leves. Os casos mais graves devem ser transferidos para o Hospital do Oeste, que está equipado com 60 leitos, sendo 50 de UTI. Também montamos um centro de triagem em Santa Maria da Vitória para ser referência também nos municípios vizinhos".

O governador anunciou que as obras de ampliação do Hospital Carmela Dutra, em Bom Jesus da Lapa, estão nos estágios finais. A unidade irá contar com 30 leitos de UTI, 20 para atendimento de adultos e 10 pediátricas. “Muito em breve vamos entregar esse equipamento importante, com uma estrutura capaz de receber pacientes com necessidades de atendimento mais complexa de toda a região".

O governador também falou que tem conversado com os prefeitos para que montem nas cidades pelo uma unidade de acolhimentos de pessoas com casos suspeitos e sintomas leves. "Os pacientes que precisarem de atendimento intensivo mais complexo devem ser encaminhados para as maiores cidades da região, que têm leitos de UTI já disponíveis e outros em fase de implantação".

Durante a transmissão, o governador ainda pediu que as pessoas buscassem orientações e informações nas plataformas do Tele Coronavírus pelo telefone 155 e Monitora Covid na loja de aplicativos da Google Play Store, ferramentas de gestão do Estado para monitora e dar maior velocidade e precisão nos atendimentos dos casos da doença.


Estrutura

Em toda a Bahia, a estrutura que está sendo implantada pelo Governo do Estado para o enfrentamento ao novo coronavírus conta com 1.428 leitos na capital e 1257 leitos no interior. Para atender pacientes de baixa complexidade, que não tenham coronavírus, 285 leitos estão sendo instalados e 70 Unidades Pronto Atendimento (UPAs) irão realizar a classificação, manejo clínico, estabilização do paciente e, caso necessário, regulação para unidades de maior complexidade.

Atualmente, o Governo da Bahia possui em estoque 879 mil luvas, mais de 922 mil máscaras cirúrgicas e 300 mil unidades da máscara N95. Além disso, o Governo do Estado adquiriu 32 milhões de luvas, nove milhões de máscaras cirúrgicas e um milhão de máscaras do tipo N95, o que são suficientes para atender a demanda por até seis meses.


SECOM/BA

Deixe aqui o seu comentário!


Atenção! Você responsável pelo seu comentário.
EmoticonEmoticon

Vamos Produzir?

Curta a página Hailton Pereira no Facebook!


Clique no botão CURTIR.