quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Em Formosa do Rio Preto, nomes de escolas homenageiam antigos moradores


A Câmara Municipal de Formosa do Rio Preto aprovou na manhã desta quarta-feira (05/02) por unanimidade os Projetos de Lei nº 01 e 02/2020, de autoria do Executivo, que denominam, respectivamente, “Escola Municipal Rita Manoelina dos Santos” a antiga Escola Municipal Santana, situada na Avenida Mato Grosso do Sul, n° 219, Bairro Santana – que foi ampliada pela atual gestão – e “Escola Municipal Vicente Ferreira Lima”, situada no Povoado Barra do Tapuio – a nova escola construída pelo governo municipal.

A escolha dos nomes são homenagens póstumas a esses antigos moradores, um dos primeiros a residirem nas comunidades onde as escolas estão localizadas. “Dona Rita e seu Vicente prestaram relevantes serviços para o desenvolvimento desses locais e para a história do município e foram sugestões unânimes das comunidades, que apresentamos e agradecemos aos vereadores pela aprovação”, pontuou o prefeito Dr. Termosires Neto.

Participaram dessa sessão extraordinária oito vereadores: Zé de Zuza – presidente do Legislativo; Rosita; Netinho; Manuela; Sandoval; Meletinha; Hildejane e Antônio Martins. Alguns filhos da dona Rita, João, Naná, Adelina e Carmeci, também estiveram presentes na reunião.

Inaugurações: A ampliação da Escola Municipal Rita Manoelina dos Santos será inaugurada nesta quinta-feira, às 8 horas, e atenderá mais de 200 alunos dos bairros Santana, Morada Nova e Araçás. Já a Escola Municipal Vicente Ferreira Lima tem inauguração prevista para a próxima semana.

Sobre os homenageados
Rita Manoelina dos Santos, filha de Manuel Sousa dos Santos e Alice Francisca Borges, nascida em 04 de maio de 1938, na comunidade de Mandacaru, município de Santa Rita de Cássia, passou a morar a partir de 1971 no bairro Santana, contribuindo para o crescimento dessa área. Era considerada por todos como admirável mulher, das maiores de sua geração, que pela grandeza de que se revestia e pela importância da obra que realizava, transcende o tempo que lhe foi dado a viver. Constituiu família com Ricardo Dias de Carvalho e da relação matrimonial, que perdurou por 50 anos, tendo ficado viúva em 2002, advieram nove filhos, 31 netos e seis bisnetos. A saudosa dona Rita, pessoa boníssima e querida por todos, será sempre lembrada por sua alegria e por sua religiosidade, católica, tinha o dom da oração e gostava de rezar os terços nas casas da comunidade. Faleceu em 12 de junho de 2016.

Vicente Ferreira Lima, filho de Tomaz Ferreira de Souza e Maria Lima dos Santos, nascido em 05 de abril de 1939, na comunidade Aldeia dos Gerais do Rio Preto, em Formosa. Constituiu família com Isabel Gomes de Araújo com quem teve 11 filhos, 38 netos e 39 bisnetos. O saudoso seu Vicente era uma pessoa alegre e adorava se divertir com os amigos. Começou a morar na comunidade Barra do Tapuio em 1966, sendo um dos primeiros moradores dessa localidade. Além de todo o legado de honestidade, bondade e alegria que deixou para todos. Faleceu em 3 de outubro de 2014.









Texto e Fotos: Divulgação/Ascom da Prefeitura de Formosa do Rio Preto

Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon

Curta nossa página no Facebook!

Vamos Produzir?