BLOG HAILTON PEREIRA NO FACEBOOK


quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Dra. Valdete Miranda visita Museu do Divino em Pirenópolis - GO

A pré-candidata e advogada Dra. Valdete Miranda, visitou o Museu do Divino em Pirenópolis - GO.

Para conhecer esta 
importante cultura e através da Associação das Donas de Casa de Cristópolis e da Zona Rural, pretende resgatar e/ou expandir no município de Cristópolis.











As celebrações do Divino, são sempre realizadas em Pentecostes 

(50 dias após a Páscoa), normalmente entre os meses de maio e junho. Nelas, a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes e distribuição de esmolas aos pobres. 


No Brasil, desde o período colonial, o culto ao Divino Espirito Santo ganhou inúmeras versões regionais e é celebrado em todas as regiões do país, podendo ser considerado uma das práticas mais antigas e difundidas do catolicismo popular.

O ritual da Folia consiste em várias etapas iniciadas com a chegada que, através de cantoria, é pedido o pouso. Os versos rimados e improvisados saúdam os donos da casa/fazenda, dando início ao enredo que canta o do do Divino Espírito Santo, entremeado de agradecimentos e peditórios. Ao aceitar o pouso, os donos da casa recebem as Bandeiras. Após a janta, seguem novos agradecimentos e o ritual de peditório de esmolas, cuja duração depende do número de doadores que recebem um verso próprio ao segurarem a Bandeira durante a doação.

Durante a noite, acontecem a dança do catira e o forró, com a presença dos foliões e foliões de "atalho - aqueles que chegam somente para esta etapa do festejo.

Ao amanhecer, têm alvorada e o café da manhã. o grupo começa a preparar a partida que ocorre após os rituais de agradecimentos à mesa do almoço e a despedida do local.

Informações: Museu do Divino e Assessoria Dra. Valdete Miranda

Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon

BLOG HAILTON PEREIRA NO FACEBOOK





Vamos Produzir?