quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Secretaria de Saúde de Barreiras orienta profissionais sobre o manejo clínico do Sarampo


A Secretaria Municipal de Saúde, através do Projeto Saúde Humanizada, reuniu nesta quinta-feira (09) equipes de saúde da rede municipal no auditório da Prefeitura de Barreiras, com objetivo de mostrar o cenário atual do sarampo no Brasil e principalmente na região Oeste, além de orientar sobre o manejo clínico da doença e as devidas orientações a serem transmitidas aos pacientes e seus acompanhantes.

Os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem da atenção básica, além das referências em vigilância epidemiológica do município participaram da palestra “Atualização do Manejo Clínico do Sarampo”, ministrada pela infectologista Isabele Lucena. O evento também contou com os profissionais do Núcleo Regional de Saúde, Hospital Municipal Eurico Dutra, Hospital do Oeste (HO), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Coordenação Municipal de Imunização (COPIM).

Dr.ª Isabele Lucena enfatizou que a vacina é a única forma de prevenção contra a doença, porém alguns procedimentos por meio da assistência hospitalar ao paciente suspeito de sarampo, realizado nas Unidades de Saúde, UPA, HO e Hospital Eurico Dutra, devem ser feitos de maneira proativa, com o manejo clínico e epidemiológico adequado, permitindo que o paciente, já na recepção, seja avaliado, principalmente com relação aos exantemas (manchas vermelhas na pele).

“O sarampo não é uma doença do dia a dia, ela é altamente infecciosa, assim, é necessário conhecer e orientar sobre essa doença que está novamente ressurgindo. Desde 2018 o Brasil vem tendo algumas suspeitas dessa doença, e hoje falamos principalmente sobre a forma de transmissão, os sintomas, como orientar e tratar desse paciente, também sobre a prevenção que é a vacina”, esclareceu a infectologista.

Presente no evento, a subsecretária de saúde agradeceu a participação dos profissionais e pontuou a relevância do encontro para o município. “Sabemos que o sarampo vem tomando proporções em todo Brasil, e esse encontro teve como meta alinhar a comunicação e alertar a todos da importância da vacinação e do conhecimento sobre esse fluxograma. Estamos trabalhando de forma preventiva com orientações em todas as unidades, fazendo busca ativa e também com a campanha de vacinação, justamente para que se for confirmado algum caso dessa doença, já temos um plano de contingência estabelecido”, destacou Larissa Barbosa.

Desde a última segunda-feira (07) a Prefeitura de Barreiras realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo com o objetivo de interromper a circulação do vírus. A Campanha terá duas etapas, entre os períodos de 07 a 25 de outubro será realizada a vacinação de todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos, sendo o dia “D” 19 de novembro, dia da Mobilização Nacional. Já nas datas 18 a 30 de novembro, a vacinação será para adultos não vacinados, dessa vez o dia “D” será em 30 de novembro. Na zona rural, a Campanha contra o Sarampo será no período de 07 a 18 de Novembro.


Dircom/Prefeitura de Barreiras

Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon