quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Outubro Rosa: Prefeitura de Barreiras realiza mutirão de ultrassonografia de mama


Outubro Rosa é o mês de conscientização sobre o câncer de mama. Com objetivo de prevenir e acompanhar casos suspeitos, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado as ações em todas as unidades de saúde do município, em especial no Centro de Atendimento à Mulher (CAM) com realização de importantes procedimentos na luta contra o câncer.

Nessa quarta-feira (23) teve início o mutirão de ultrassonografia de mama, na sede do Programa Idade Viva. Até a próxima sexta-feira (25) serão realizados mais 180 exames, além de palestras educativas, massoterapia com a equipe da Fio Laser, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites e ainda o trabalho voluntário da equipe do salão de beleza Luz do Sol Cosméticos.

De acordo com o médico especialista em ultrassonografia, Alessandro Queiroz, o autoexame das mamas é essencial para as mulheres conhecerem o seu corpo e dedicar atenção à saúde, mas a realização do ultrassom de mama complementa os exames de mamografia na triagem do câncer. “O importante é a mulher realizar os dois exames, a ultrassom que dura cerca de 10 minutos, pode identificar alterações benignas ou malignas no início da doença, além de ajudar no diagnóstico precoce e nas condutas de tratamento, isso ajuda a diminuir o número de mortes e até a incapacidade de pacientes que se submetem às cirurgias como mastectomia e esvaziamento de axilas”, pontuou.

Dona Ilda Cardoso, moradora do bairro Jardim Ouro Branco, foi a primeira a ser atendida. Ela que já realiza acompanhamento contra a doença, aproveitou a oportunidade e fez uma massagem para relaxar. “Tenho um pequeno nódulo no peito, de três a quatro vezes tenho que ir à Salvador fazer o acompanhamento. Graças a Deus nada grave foi constatado, mas sempre faço avaliação”, disse.

A mesma preocupação foi da moradora do bairro Buritis, Maria Aparecida Silva, de 68 anos, que tem vários nódulos benignos e leva o tratamento da doença sempre com positividade. “Temos que andar sempre felizes, isso ajuda em qualquer tratamento. Esse mutirão é uma oportunidade de continuar o acompanhamento desses pequenos nódulos”, frisou.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, a oferta de ultrassons nesse mês do Outubro Rosa foi dobrada e ao longo de todo mês foram disponibilizados mais de 500 procedimentos, um aumento de 80% em ralação aos demais meses do ano. “Estamos realizando ações do Outubro Rosa em todas as unidades de saúde do município. Essas ações se estendem durante todo o mês com orientação preventiva, e ao longo do ano no Centro de Atendimento à Mulher, além desse mutirão que atenderá mais de 180 mulheres até sexta-feira, 25”, concluiu Anderson Vian.

Em adesão à Campanha Outubro Rosa, o Hospital da Mulher também abordou na manhã dessa quarta-feira, o tema: “Declare seu amor por você mesma – Um toque pode salvar vidas”. O destaque da equipe multiprofissional do Hospital foi para a importância das atividades físicas, de uma boa alimentação e do autoexame na prevenção contra o câncer de mama.

Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon

Uma forma inovadora e segura de pedir seu áudio!

Uma forma inovadora e segura de pedir seu áudio!
Clique no Banner e entre no site e faça o seu cadastro!