terça-feira, 24 de setembro de 2019

Operacionalização do Cadastro Único para Programas Sociais é tema de capacitação para municípios do Oeste


Após convite do Governo do Estado da Bahia, os municípios dos Territórios de Identidade Bacia do Rio Grande, participaram de uma capacitação com o objetivo de preparar os participantes a aplicar conceitos e procedimentos na operacionalização do Cadastro Único para Programas Sociais. O conteúdo foi ministrado pela gestora do Programa Bolsa Família – Cadastro Único de Barreiras, Maritânia Carvalho. O curso foi realizado de 16 a 19 de setembro, junto com a equipe da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, em Riachão das Neves.

“Nós entendemos a necessidade e a importância da integração dos municípios da Bacia no combate às situações que põem em risco nossos jovens e as famílias. Capacitar os nossos profissionais é fortalecer a rede de proteção social e ainda garantir que todo o trabalho seja feito dentro dos parâmetros estabelecidos pela gestão e pelos governos estadual e federal”, destacou a secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo.

Participaram os técnicos de Barreiras, Wanderley, Santa Rita de Cássia, Baianópolis, Formosa do Rio Preto, Cotegipe, Buritirama, Luís Eduardo Magalhães e Angical. Além da contribuição da gestora do Programa Bolsa Família de Barreiras, sete novos técnicos da assistência social, aprovados no último processo seletivo do município, puderam adquirir mais conhecimentos sobre a temática e interagir com profissionais de outras localidades.

“Para mim, é de suma importância atuar como facilitadora dessa capacitação de entrevistadores do Cadastro Único /Bolsa Família, uma vez que ele funciona como um mapa para o governo identificar as necessidades da população e ainda qualificar os profissionais de Barreiras e região para um atendimento eficiente”, destacou Maritânia Carvalho.

As atividades contaram com a presença dos secretários de assistência social Rosineide Bomfim (Riachão das Neves), Juracy Tavares (Cotegipe), Edilberto Barreto (Formosa do Rio Preto), do prefeito de Riachão das Neves, Miguel Crisóstomo, dos gestores do Bolsa Família, Nelton Castro (Luís Eduardo Magalhães) e Amauricio dos Santos (Riachão das Neves).

Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon