segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Ministério da Agricultura adapta calendário de plantio de soja no Oeste da Bahia


Atendendo a uma reivindicação feita pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), para que fosse feita a reavaliação do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) de Baianópolis e de Tabocas do Brejo Velho, ambas na região Oeste da Bahia, a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura adequou o período para semeadura da oleaginosa nos dois municípios.

A decisão foi publicada na edição da última quinta-feira, 29 de agosto, do Diário Oficial da União (DOU), por meio da retificação da Portaria nº 65, de 11 de julho de 2019, que aprovava o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a cultura da soja, ano/safra 2019/2020.

A medida, que era pleiteada pelos produtores rurais das regiões supracitadas, leva em conta a realidade agrícola das referidas áreas, considerando as especificidades de solo e pluviosidade.

A alteração trará maior segurança aos produtores rurais que cultivam suas lavouras, minimizando riscos junto aos agentes financeiros, principalmente quanto aos aspectos relacionados ao seguro agrícola, uma vez que a situação anterior os deixavam desamparados quanto à cobertura de eventuais sinistros.

Ascom Aiba


Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon