quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Estudantes de Enfermagem da FASB promovem palestra sobre Oncologia Clínica


O câncer, no Brasil e no mundo, é o segundo fator de morte da população. Com o objetivo de trazer maiores esclarecimentos para futuros profissionais de saúde da região, a Comissão Organizadora do Curso de Enfermagem (COENF), 4º semestre, da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) promoveu, na noite da última sexta-feira (30), no auditório João Altivo Bergamo, uma palestra sobre Oncologia Clínica, ministrada pela enfermeira Ednamar Galvão. Além de apresentar estatísticas sobre o crescimento do número de casos de câncer, a palestrante falou a respeito do diagnóstico, tipos de tumores, formas de tratamento, além da prevenção e combate à doença.

“As equipes de profissionais da área de saúde precisam de esclarecimento suficiente para saber abordar, identificar um paciente que possivelmente tenha o câncer, para que ele possa ser encaminhado para consultas médicas, exames e posterior tratamento. A nossa região ainda não tem o serviço oncológico, aqui a gente apenas faz a triagem e encaminha para outras regiões. Como se trata de uma doença complexa, a abordagem correta e o acompanhamento vão fazer toda a diferença na recuperação do paciente”, disse a palestrante, que é pós-graduada em Oncologia Clínica.

A acadêmica Paula Regina dos Santos, participante do COENF, ressaltou a importância do assunto e mencionou as dificuldades enfrentadas diante da falta de informação. “A Oncologia tem que ser bastante discutida e estudada devido à relevância para a saúde pública e porque a gente sabe pouco sobre esse tema aqui na região, apesar do número expressivo de pacientes que tem a doença e convive conosco. Muitas pessoas têm ou teve alguma pessoa próxima que passou por um tratamento oncológico, mas não soube como contribuir. Durante o tratamento os pacientes precisam de cuidados especiais, por isso devemos nos aperfeiçoar para poder prestar esse serviço de forma adequada”.

O público demonstrou grande interesse, inclusive, interagindo com o objetivo de sanar as dúvidas. A técnica de enfermagem Valquíria Miranda avaliou positivamente a forma com que o assunto foi apresentado. “É importante a gente buscar conhecimento, principalmente por causa dos cuidados diários. Com a informação perde-se o medo de cuidar do paciente e a gente passa a ter convicção de estar usando as técnicas corretas. Até nos casos mais complexos, com pequenas chances de cura, o conforto proporcionado ao paciente pode gerar uma série de benefícios. Esse é um dos pontos altos dessa palestra”. Todos os presentes concorreram aos brindes e receberam o certificado de participação no evento. Os alimentos não perecíveis arrecadados, serão destinados a pessoas carentes por meio dos projetos sociais desenvolvidos pela FASB.

Araticum Comunicação

Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon

Uma forma inovadora e segura de pedir seu áudio!

Uma forma inovadora e segura de pedir seu áudio!
Clique no Banner e entre no site e faça o seu cadastro!