quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Abapa intensifica reuniões com foco na prevenção ao bicudo do algodoeiro


Na reta final para o fim da colheita de algodão na Bahia, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) vem intensificando as reuniões com foco na prevenção de doenças e pragas nas lavouras, sendo a principal delas, o bicudo do algodoeiro. O programa fitossanitário da entidade promoveu na última terça-feira (24) um encontro na sede da entidade em Barreiras, e na última quinta-feira (19) um encontro na Fazenda Panorama SLC Agrícola, em Correntina. Os agricultores, técnicos e consultores dos núcleos Campo Grande, Cascudeiro e Ceolin debateram as medidas e os cuidados nas lavouras antes de iniciar o vazio sanitário na próxima segunda-feira (30). A principal delas, neste momento, é a eliminação de todos os restos culturais de algodão do campo.

Na última quarta-feira (18), o programa fitossanitário da Abapa também lançou o alerta junto aos agricultores, consultores e técnicos da área agrícola do Rosário, Correntina e Jaborandi. Para Bergamaschi, estes encontros de mobilização são fundamentais para manter os produtores em alerta em relação ao bicudo. “Teremos dois meses de vazio e precisamos ser vigilantes para não deixar nenhum resto cultural no campo e instalar as armadilhas no campo. Esta é uma ação coletiva e que deve abranger, sem exceção, todos os produtores dos núcleos, com o objetivo de reduzir a proliferação e o impacto do bicudo na próxima safra de algodão”.

Também estiveram presentes às reuniões os técnicos do programa fitossanitário da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), que aproveitaram a oportunidade para reforçar as ações do programa "De Olho na Ferrugem", com foco na prevenção e combate à ferrugem da soja na Bahia. O vazio da soja teve início no dia 1 de julho e será finalizado no dia 7 de outubro. Além do vice-presidente da Abapa também participaram de um destes encontros o diretor da entidade, Denilson Roberti, o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella, e os demais produtores líderes dos núcleos, Ricardo Neves, Guiomar de Souza, Alysson Muniz Costa e Robson Catelan.

Agenda - Os próximos encontros serão nesta quinta-feira (26), às 9h30, em Roda Velha, onde serão reunidos os produtores dos núcleos Acalanto Mizote e Ventura /Roda Velha/ Linha Verde e Alto da Serra, e na sexta-feira (27), às 10h, na Fazenda Palmares, da SLC Agrícola, para apresentar os resultados e ações do programa fitossanitário junto aos agricultores dos núcleos da Estrada do Café e Anel da Soja.




Assessoria de Imprensa Abapa

Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon