sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Abapa apresenta o universo da aviação agrícola para estudantes de Barreiras


Estudantes do Colégio Municipal Padre Vieira visitaram na manhã da última terça-feira (03) as instalações da ABA Manutenção de Aeronaves, em Barreiras, com o objetivo de aprender sobre as tecnologias aeronáuticas empregadas nas lavouras, a exemplo da aplicação precisa e segura de defensivos agrícolas para combate a pragas e doenças e controle de incêndios no campo. Os estudantes percorreram a área dos hangares onde são realizadas as manutenções preventivas. A visita representa mais uma etapa do programa educacional “Conhecendo o Agro”, mantido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em parceria com o Instituto IAiba, SPRB-SENAR e Prefeitura de Barreiras.

Segundo a estudante do 8º ano, Michelly Alves, as descobertas proporcionadas pela visita ampliaram a visão que ela tinha sobre as práticas agrícolas no oeste baiano. “Os técnicos nos mostraram coisas que nem imaginava, como o GPS, que é utilizado nas marcações para a aplicação dos defensivos. Atualmente, o processo é mais rápido, eficiente e bem mais seguro que antes”, disse. Outro que acompanhou atentamente todos os passos da visita foi João Victor, também do 8º ano. O jovem disse que a ida ao hangar da ABA serviu também para eles considerarem a aviação e o agronegócio como possibilidades para o futuro profissional. “Cada colega desenvolveu um interesse diferente. Uns se interessaram pela profissão de piloto, outros pela manutenção. Alguns, ficaram mais ligados na parte das tecnologias de satélite. Mas vimos que aqui há muitas outras profissões envolvidas”, pontuou.

A programação teve início com uma palestra do assistente de controle de qualidade da ABA, Anderson da Câmara. “Abrimos as portas para esse importante programa educacional, para que os alunos tivessem a oportunidade de conhecer a tecnologia empregada nas melhores práticas do agronegócio. O avião agrícola é um grande aliado do meio ambiente”, explicou. Em seguida, o piloto Honório Leite fez um sobrevoo demonstrativo, com uma aeronave EMB 202 A, simulando o trabalho de pulverização, com o uso de água, e que foi acompanhado com entusiasmo pelos visitantes.

“Os estudantes ajudaram a formular esse programa educacional. Eles também decidiram o que querem conhecer dentro do universo do agronegócio. Essa visita atende a um anseio deles e traz muito mais que a questão da curiosidade. Foi uma oportunidade para eles conhecerem essa excelente estrutura, ouvir a palavra dos engenheiros e aprender com pessoas que trabalham aqui. No futuro, provavelmente teremos barreirenses trabalhando como pilotos, mecânicos e na parte da engenharia. Podemos ter, aqui, a mão de obra especializada, que hoje tem que vir de fora da região oeste”, refletiu, Márcia Razia, coordenadora do Colégio Padre Vieira.

Ao representar a Abapa durante a visita, o produtor rural e diretor da entidade, João Carlos Jacobsen Filho, acredita neste tipo de ação para mostrar a complexidade e todos os processos que envolvem o setor agrícola. “Foi gratificante ver a alegria das crianças e o quanto elas ficaram empolgadas em conhecer uma nova realidade, que está ao lado, mas muitas vezes, tão longe. Esta aproximação da agricultura com a sociedade ajuda a demonstrar a importância do setor como principal atividade econômica da região que oferece emprego, renda e desenvolvimento”, afirma.

Para o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, o programa educacional ‘Conhecendo o Agro’ já é um grande sucesso. “Em cada fase do programa, vem sendo apresentado um dos aspectos do processo de produção agrícola, desde o tipo de cultura e como funciona os processos de plantio, colheita e manejo de doenças e pragas. Esse programa é uma grande oportunidade de aprendizado e aproximação entre a cidade e o campo. No futuro, o oeste baiano vai colher os bons frutos dessa empreitada”, avalia. As visitas à ABA Manutenção de Aeronaves foram iniciadas na última quinta-feira (29), e durante três dias, sensibilizou 740 estudantes de Barreiras sobre o setor de aviação agrícola.



Assessoria de Imprensa Abapa

Deixe aqui o seu comentário!
EmoticonEmoticon